25.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesImportância do Brasil na alimentação mundial será tema de debate na Abertura...

Importância do Brasil na alimentação mundial será tema de debate na Abertura da Colheita

Divulgação

A importância do mercado brasileiro na alimentação mundial e a Exportação de arroz: futuro x necessidade serão temas de painéis durante a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento vai se realizar entre os dias 14 e 16 de fevereiro na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).

Na terça-feira, dia 14, os painelistas Juandres Hörbe Antunes, do Grupo Moraes, de  Jaguarão (RS), e Jose Maria Gomez, da Trader Viterra, vão falar sobre a exportação de arroz. O painel terá a moderação de Caio Nemitz, produtor e cerealista de Manoel Viana (RS) e Alegrete (RS).  Os principais pontos a serem abordados neste painel serão a qualidade do arroz brasileiro e a alta dos preços internacionais em dólares.

De acordo com Antunes, a sua fala inicial será para dar parabéns aos produtores por terem conseguido atingir o recorde  de exportação base casca no ano passado. “Esta exportação é fruto do novo mercado aberto que foi o México”, enfatiza, colocando também que estas vendas externas regulam a oferta e demanda do mercado brasileiro, trazendo liquidez para o produtor. Segundo ele, o arroz do Brasil hoje no mundo já não é só mais preço, mas também qualidade. “As pessoas hoje enxergam que numa paridade de preço ou talvez um pouquinho mais caro, o nosso arroz vale a pena “, observa.

Em um segundo momento do painel, Antunes vai ressaltar o quão importante é dar atenção quando o porto está demandando e colocar um arroz de qualidade. Também vai abordar que o produtor  tem que estar ciente de que os preços internacionais em dólares estão em médias históricas. “Eles nunca estiveram tão altos durante tanto tempo e o produtor além de fazer a conta em reais, tem que transformá-la em dólares e perceber que quando bate determinado valor está valendo a pena fazer esta exportação”, lembra.

Na quarta-feira, será destacada a importância do mercado brasileiro na alimentação mundial com palestras do presidente do Sistema Farsul e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Elton Doeler. O painel terá a moderação do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho.

Velho salienta que as palestras vão mostrar o protagonismo do Brasil na produção de grãos e a relevância que o país tem com relação à exportação de grãos e de carne para o mundo. “É um painel de suma importância porque trará uma clareza do tamanho da participação do Brasil em vários mercados, como o mercado de soja, arroz e carne. Também falaremos um pouco sobre o mercado de milho”, ressalta.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas terá como tema central “Arrozeiros como produtores multissafras”. O evento contará com mais de 130 expositores, sendo 34 nas vitrines tecnológicas, além da presença de mais de 30 caravanas de produtores. A programação terá ainda outros painéis que abordarão temas relacionados à mercado, gestão, tecnologias e rotação de culturas, e a realização da reunião da Câmara Setorial do Arroz.  

A programação completa assim como as inscrições para o evento, que ocorrerá de forma híbrida (virtual e online), e de forma gratuita, podem ser conferidas no site colheitadoarroz.com.br. A 33º Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS e patrocínio Premium do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Irga.

ARTIGOS RELACIONADOS

Híbridos de milho para silagem da Brevant® Sementes

A Brevant® Sementes, marca da Corteva Agriscience, investe continuamente em pesquisa e inovação para apoiar os agricultores, não só na lavoura, mas na produção de gado leiteiro e de corte.

Dia Mundial da água

Água de reúso não representa nem 1% da oferta de água no País. Mas, em Hidrolândia ...

Abisolo 2017 deve repetir bom desempenho dos anos anteriores

As projeções da indústria de tecnologia em Nutrição Vegetal para 2017 são bastante otimistas. “Nossa expectativa é manter o nível de crescimento dos últimos...

Curitiba: Capital nacional dos cafés especiais

Uma das novidades são o bar de drinks autorais, que tem cafés especiais como estrela da receita, e a venda de grãos a granel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!