Marcelo Palazim
Engenheiro agrônomo, especialista em desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil
A cultura do amendoim tem conquistado cada vez mais espaço ao longo dos anos, passando da condição de secundária para se tornar a principal fonte de renda para muitos produtores. A estimativa para a safra de 2023 é promissora, alcançando cerca de 750 mil toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento, a CONAB. O estado de São Paulo se destaca como importante polo produtor da leguminosa.
Apesar do crescimento expressivo, a cultura do amendoim enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados a pragas e doenças, que impactam diretamente na produtividade. Das ameaças mais preocupantes, sobressaem-se doenças de solo e semente, responsáveis por consideráveis quedas na produção e por prejuízos alarmantes, da ordem de até 80%, segundo a Embrapa.
Entre as doenças que afetam a cultura, os fungos de solo constituem um dos mais relevantes problemas. As espécies de fungos de sementes, tais como Aspergillus, Rhizopus e Penicillium, e fungos de solo, incluindo Rhizoctonia solani e as espécies de Pythium e Fusarium, são hoje os principais ‘vilões’.
Visando a enfrentar esses desafios e auxiliar os produtores, a Sipcam Nichino Brasil lançou um fungicida inovador: Tiofanil® FS. Este produto resulta da combinação de dois ativos já reconhecidos no mercado – Clorotalonil e Tiofanato Metílico. Trata-se de solução altamente eficaz ao controle de doenças de solo do amendoim.
O fungicida foi submetido a uma série de estudos e pesquisas conduzidos por instituições renomadas. Os resultados em geral revelaram que o produto apresenta alta eficácia no controle das doenças e garante cobertura eficiente e adesividade adequada às sementes. Este aspecto contribui para o estabelecimento de um stand de plantas uniforme e índices de emergência mais elevados, fundamentais para aumento da produtividade.
Diante dos desafios enfrentados pela cultura do amendoim, o fungicida se destaca como uma solução promissora para gestão das doenças de solo e semente: contribui para o aumento da produção e a melhoria da rentabilidade dos produtores. A utilização desse produto inovador pode se tornar um aliado essencial também na busca por uma produção mais sustentável e eficiente da cultura.
Figura 1. Resultado Estande de Plantas. (Tiofanil FS apresentou 18% mais plantas emergidas do que o padrão do produtor.)
Figura 2. Comparativo de controle de doenças. (Tiofanil FS apresentou maior número de plantas sem presença de doenças quando comparado a testemunha sem tratamento com fungicidas)
Figura 3. Cobertura e Persistência do Clorotalonil e Tiofanato Metílico na semente. (Quando feito o tratamento de sementes com o Tiofanil| FS, a semente apresenta visual em área coberta com produto devido a maior adesividade do Tiofanil. Quando colocada em solução com água, podemos ver que a semente com tratamento de Tiofanil não perde produto facilmente como o tratamento-padrão de mercado.)
O fungicida foi lançado no dia 28 de junho de 2023, em Ribeirão Preto, em evento que contou com os principais consultores e pesquisadores da cultura do amendoim. O produto já se encontra disponível nos principais pontos de vendas. Para mais informações, consulte nosso site – www.sipcamnichino.com.br