19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosInovação, tecnologia e responsabilidade ambiental: o futuro do agro

Inovação, tecnologia e responsabilidade ambiental: o futuro do agro

Com o avanço da tecnologia, os agricultores estão transformando a maneira de monitorarem suas lavouras, detectando pragas e doenças precocemente

Foto: Yuksel

É notório o grande crescimento do agronegócio brasileiro nos últimos anos. Trata-se de um setor de destaque na economia nacional, ainda com grande potencial de crescimento.

Além de atender à crescente demanda interna, o Brasil se tornou um grande exportador de alimentos, contribuindo com a crescente demanda mundial.

O setor cresce e também os desafios, para continuar sendo competitivo, diante de tantas adversidades, como por exemplo, as mudanças climáticas. Para tanto, o agro vem investindo, cada vez mais, em inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

O caminho do agro

As tecnologias, cada vez mais avançadas, prometem o aumento de eficiência e produtividade, hoje em dia, com bastante consciência e grande preocupação ambiental.

Foto: Yuksel

A modernização do setor vem promovendo uma mudança de mentalidade de muitos agricultores que, hoje, com o avanço da tecnologia, estão transformando a maneira de gerirem e monitorarem suas lavouras, fazendo uso de equipamentos munidos de sensores e câmeras capazes de detectarem pragas e doenças precocemente, ou alguma necessidade específica, em relação à irrigação, fertilização, adubação, etc.

O grande desafio do agronegócio, hoje, é utilizar toda essa inovação tecnológica para melhorar os processos da indústria agrícola, aumentando a produtividade, reduzindo desperdícios e minimizando o impacto ambiental das práticas agrícolas.

Reação do mercado

Para atender à demanda crescente e exigências do mercado, cada vez maiores, faz-se necessária a adoção de tecnologia de ponta, desde a escolha de sementes de alta qualidade, com elevado potencial de produção e tolerância e resistência a doenças e pragas.

Assim, a indústria de sementes de hortaliças também se aprimorou muito nos últimos anos. Nesse contexto, a Yuksel Seeds se destaca como uma empresa comprometida, não apenas com o desenvolvimento agrícola, mas também com a preservação do meio ambiente e a segurança no campo.

Foto: Yuksel

Preocupando-se com novas doenças que afetam o mercado mundial, como recentemente a ameaça do Vírus do Rugoso (ToBRFV), a empresa dispõe de um amplo portfólio de sementes, com um pacote completo de resistências. 

Com décadas de experiência e liderança global, a Yuksel Seeds investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de sementes de alta qualidade, cultivadas sob o padrão GSPP, garantindo maior segurança e proteção à agricultura.

Além disso, a empresa prioriza a adoção de práticas sustentáveis em todas as etapas de sua cadeia de produção, desde a seleção de parentais até a distribuição das sementes. O compromisso com a tecnologia e a responsabilidade ambiental fazem parte do DNA da Yuksel Seeds, contribuindo para o avanço do agronegócio brasileiro, de forma sustentável e responsável.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pilar da agricultura regenerativa, integração entre lavoura-pecuária-floresta (ILPF)

Prática que gera importantes benefícios à cadeia de produção de alimentos pauta o segundo episódio da websérie ‘Agricultura Regenerativa e Positiva’, da Syngenta.

IAB alerta sobre crise climática

No Dia Mundial do Meio Ambiente, IAB cobra políticas firmes de proteção ambiental.

BP Bunge Bioenergia desenvolve ações para amenizar impactos climáticos

Organização da colheita e uso racional de irrigação auxiliam na brotação e ampliam produtividade dos canaviais

Qual a relação entre os alimentos orgânicos e o meio ambiente?

Eduardo Petrelli, CEO da foodtech Diferente, explica que optar por esse tipo de comida não beneficia apenas a saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!