19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosInseticida biológico para o controle de cigarrinha das raízes em cana-de-açúcar

Inseticida biológico para o controle de cigarrinha das raízes em cana-de-açúcar

 

Crédito Agrivalle
Crédito Agrivalle

A solução para a cigarrinha das raízes tem sido o controle por inimigos naturais, um jeito mais seguro, sustentável e bastante eficaz. “O controle biológico no manejo da cigarrinha das raízes no Brasil é um caso mundial de sucesso“, afirma o engenheiro agrônomo, Wagner Coladel, gerente de marketing da Agrivalle, empresa que está lançando o inseticida biológico Gr-inn® para o controle da cigarrinha à base do fungo Metarhiziumanisopliae.

Presente em todas as regiões produtoras de cana-de-açúcar no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, onde são plantados cerca de 5.000.000ha, praticamente metade da área plantada no País, a cigarrinha das raízes é um problema considerável para a cultura.

A praga pode causar enormes perdas, que podem chegar a 80% em produtividade e até 30% no teor de sacarose. “Com a proibição da queimada da cana, esta praga aumentou de importância, uma vez que a palhada remanescente da colheita oferece abrigo ideal para a multiplicação do inseto“, explica Coladel.

Os danos são causados principalmente pelas ninfas (formas jovens da praga) por meio da sucção de seiva (água e nutrientes) e os adultos também causam danos pela ingestão de toxinas nas plantas.

Eficácia

O inseticida biológico Gr-inn® tem alta capacidade de parasitismo e adaptação às condições do campo. O produtor poderá reduzir a praga aliando ou não seu uso ao controle químico. Gr-inn® pode ser utilizado ainda para o manejo das cigarrinhas das pastagens (Zuliaentreriana e Deoisflavopicta).

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácido garante vigor e desenvolvimento da seringueira

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, Msc. e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia...

Rúcula hidropônica – Você sabe como produzir?

A rúcula é muito apreciada pelo sabor característico e picante. Era, até alguns anos, uma hortaliça de pouca expressão no mercado, pois a produção no solo demorava em torno de 50 dias, resultando em folhas um tanto duras e amargas.

Alta tecnologia em irrigação pode aumentar em até 10 vezes a produção brasileira

  O Brasil tem potencial para expandir as terras irrigadas em até 61 milhões de hectares, o equivalente a 10 vezes o tamanho atual   Em 2016,...

Resultados de altas doses de gesso na formação e produção do cafeeiro

As altas doses de gesso são relativas, pois quem pretende fazer perfil de solo tem que entender o solo na vertical, ou seja, pelo menos a um metro de profundidade. As recomendações de adubos e corretivos são baseadas na profundidade de 0 a 20 cm, e quando falamos numa profundidade de 1 metro (100 cm), esta dose pode ser cinco vezes maior, que ainda está dentro da normalidade. Um metro de profundidade equivale a cinco camadas de solo com espessura de 20 cm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!