27 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosInseticida biológico para o controle de cigarrinha das raízes em cana-de-açúcar

Inseticida biológico para o controle de cigarrinha das raízes em cana-de-açúcar

 

Crédito Agrivalle
Crédito Agrivalle

A solução para a cigarrinha das raízes tem sido o controle por inimigos naturais, um jeito mais seguro, sustentável e bastante eficaz. “O controle biológico no manejo da cigarrinha das raízes no Brasil é um caso mundial de sucesso“, afirma o engenheiro agrônomo, Wagner Coladel, gerente de marketing da Agrivalle, empresa que está lançando o inseticida biológico Gr-inn® para o controle da cigarrinha à base do fungo Metarhiziumanisopliae.

Presente em todas as regiões produtoras de cana-de-açúcar no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, onde são plantados cerca de 5.000.000ha, praticamente metade da área plantada no País, a cigarrinha das raízes é um problema considerável para a cultura.

A praga pode causar enormes perdas, que podem chegar a 80% em produtividade e até 30% no teor de sacarose. “Com a proibição da queimada da cana, esta praga aumentou de importância, uma vez que a palhada remanescente da colheita oferece abrigo ideal para a multiplicação do inseto“, explica Coladel.

Os danos são causados principalmente pelas ninfas (formas jovens da praga) por meio da sucção de seiva (água e nutrientes) e os adultos também causam danos pela ingestão de toxinas nas plantas.

Eficácia

O inseticida biológico Gr-inn® tem alta capacidade de parasitismo e adaptação às condições do campo. O produtor poderá reduzir a praga aliando ou não seu uso ao controle químico. Gr-inn® pode ser utilizado ainda para o manejo das cigarrinhas das pastagens (Zuliaentreriana e Deoisflavopicta).

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

A riqueza e as dificuldades da cultura que cresce à sombra dos canaviais paulistas

Pedro A J Faria Jr. Engenheiro agrônomo pela ESALQ A agricultura brasileira tem presenciado ciclos de riqueza e declínio de culturas desde os tempos do...

Fertirrigação – Água e nutrição na mesma operação

A irrigação localizada por gotejamento é considerada como a aplicação de água no solo em área e profundidade restritas e com maior frequência. Essa prática normalmente não molha a totalidade do solo; utiliza pequenas vazões sob baixa pressão; é aplicada junto ao sistema radicular das plantas; necessita de maior frequência de aplicação para manter o nível de umidade no solo elevado; forma bulbos molhados no solo ou faixas úmidas, onde são cultivadas as plantas. A irrigação por gotejamento usa vazões, em seus emissores de água ou por metro linear, não superiores a 16 L/h.

Algas calcárias e sua atuação como corretivo de solo

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Uso de herbicidas no sistema de plantio direto

  Paulo Henrique Leite Machado Lucas Guedes Silva Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA e membros do Grupo de Estudos em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!