28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiLichia: Bom investimento

Lichia: Bom investimento

Lichia – Crédito Paulo Katsuo Tsuge

A lichia (Litchi chinensis) é uma fruta de origem chinesa, adaptada a climas subtropicais. A fruta doce, em formato de coração e que aparece na época do Natal, vai além de mais uma opção para quem aprecia o formato exótico. No estado de São Paulo vem virando um bom investimento e já é o maior produtor do país.

Produção

A produção tem início dentro de três a quatro anos e a colheita ocorre em um período muito curto, de meados de dezembro a início de janeiro. A produtividade normal da lichieira é de 30 a 45 kg/planta. Nas condições brasileiras e em cultivos tecnificados são observadas produtividades de 200 a 300 kg/planta por ano.

Pesquisas com os biológicos

Ainda há muito o que explorar da cultura. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve pesquisas com a planta, por meio do seu Instituto Biológico (IB-APTA), que visam disponibilizar soluções para os pequenos produtores enfrentarem o ácaro-da-erinose-da-licha, principal praga da cultura, que pode reduzir em 80% a produção.

As pesquisas buscam combater a praga por meio do controle biológico. Não existe no Brasil nenhum defensivo químico registrado para a cultura. Os estudos começaram em 2018 em uma área de produção orgânica no munícipio de Botucatu, no interior paulista.

Os resultados mostraram que a liberação de ácaros predadores da espécie Neoseiulus californicus mostrou-se útil para o manejo da praga em períodos de baixa população de ácaros predadores nativos no campo.

O Neoseiulus californicus é um inimigo natural de várias espécies de ácaros fitófagos, por isso ajuda no controle da praga que ocorre em diversas regiões brasileiras, além da China, de Taiwan, da Índia, Tailândia e Austrália.

[rml_read_more]

Desta forma, segundo os pesquisadores, é possível combinar o uso de controle biológico com outras estratégias de manejo, como a utilização das caldas sulfocálcica e bodalesa. A calda sulfocálcica é originada da reação entre cálcio e enxofre dissolvidos em água e submetidos à fervura. A calda bordalesa foi o primeiro fungicida desenvolvido pelo homem e sua ação ocorre devido a compostos provenientes da reação entre sulfato de cobre e cal virgem. Ambas são bem conhecidas pelos produtores de orgânicos.

Eficiência

De acordo com os pesquisadores, o trabalho do Instituto mostrou que o uso da calda sulfocálcica serviu para reduzir a população de Acerialitchii. Já a aplicação da calda bordalesa contribuiu para diminuir a incidência da erinose e também da população do ácaro-praga, que utiliza a erinose como abrigo.

Segundo os pesquisadores do IB, os ácaros se alimentam dos tecidos vegetais e podem provocar enrolamento das folhas, formação de galhas, queda prematura das folhas, além de danos em órgãos reprodutivos e redução na produção.

Algumas espécies de ácaros podem ainda ser vetores de viroses para as plantas, o que não é o caso do ácaro-da-lichia. “A pesquisa deve ser continuada na busca de novas estratégias para o manejo do ácaro-praga, com ênfase na seleção de novas espécies de inimigos naturais, incluindo predadores e entomopatógenos, visando minimizar os problemas causados pelo ácaro-praga”, explica Mário Sato, pesquisador do IB.

A China, hoje, é o principal produtor da fruta, respondendo por 80% da produção mundial. A produção brasileira da fruta é em torno de quatro mil toneladas e o Estado de São Paulo se destaca no cenário nacional, produzindo ao redor de 1,5 mil toneladas.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Floral Atlanta acompanha ritmo da horticultura

Esse é um dos mais importantes eventos do segmento hortícola, na opinião de Francisco José Pupp Filho, diretor industrial da Floral Atlanta.“Acompanhamos o Encontro...

Melancia Explorer apresenta grandes diferenciais

  Proporcionar ao agricultor produtividade acima da média e ao consumidor um fruto com coloração atrativa e saboroso é o grande diferencial da Melancia Explorer...

Como funcionam as calhas autoirrigáveis na hidroponia?

Talita de Santana Matos Elisamara Caldeira do Nascimento Glaucio da Cruz Genuncio glauciogenuncio@gmail.com Doutores em Agronomia As calhas autoirrigáveis podem ser divididas em dois sistemas - o NGS, ou...

Nova espécie de maracujá tem potencial ornamental

  O pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados, teve o nome eternizado em uma nova espécie de maracujá Passiflora junqueirae. A planta, nativa da flora...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!