25.6 C
Uberlândia
sábado, maio 11, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosMacaúba: a espécie que vai mudar o setor florestal do brasil

Macaúba: a espécie que vai mudar o setor florestal do brasil

Crédito Depositphotos

Felipe Morbi
Co-fundador da Soleum
felipe.morbi@soleum.com.br

A macaúba é encontrada naturalmente em diversos biomas e condições edafoclimáticas. No Brasil, pode ser vista em todas as regiões do País, com destaque para os Estados de MG, SP, MS, MT, CE e TO. A espécie também está presente em diversos países da América do Sul e Central, principalmente no Paraguai, Bolívia, Colômbia e México.

Potenciais usos da macaúba

A macaúba se destaca pelo elevado rendimento de óleo vegetal, que pode ser utilizado nas indústrias de alimentos, oleoquímica e biocombustíveis avançados. Também possui elevado potencial para a geração de produtos fontes de proteína, fibras, celulose e lignina a partir de biomassas diversas para o mercado de alimentos, nutrição animal, química verde, energia limpa e biomateriais.

Manejo

A macaúba é uma planta perene que, a partir do início de produção, no quinto ano após o plantio, produz frutos por décadas, entre os meses de outubro e março, principalmente. No ano 1, de implantação, é quando ocorre o maior investimento e atividades agrícolas, como preparo de solo e o plantio das mudas.

Do ano 2º ao 5º ano é a fase de manutenção, quando as mudas se desenvolvem e a partir do ano 6 a fase de produção se inicia. Essas duas últimas fases demandam um manejo relativamente simples de adubação, controle fitossanitário e de mato-competição e a partir do ano 6, se inicia a operação de colheita.

Biodiesel

A macaúba se destaca pela elevada produtividade de óleo vegetal por hectare e pela sustentabilidade como pilar do sistema produtivo. Esses são requisitos essenciais para matérias-primas para biocombustíveis como o biodiesel.

Porém, o foco da cadeia da macaúba está nos biocombustíveis avançados, como o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil, traduzido como Óleo Vegetal Hidrotratado) e o SAF (Sustainable Aviation Fuel – Bioquerosene de Aviação).

Custo da produção

O custo de produção depende de muitos fatores, como região do projeto, verticalização ou não, custo logístico, nível de mecanização, condição do solo e mais uma dezena de questões. 

O que podemos afirmar é que, em função da elevada produtividade e o aproveitamento integral do fruto (óleos e biomassas), é uma matéria-prima com elevada eficiência produtiva e custos muito competitivos para os mais diferentes mercados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Especialista alerta para eminente apagão energético de origem florestal

O consultor em agronegócio Arci Mendes explica que os sinais de perda de espaço são evidentes e especialistas já cogitam a possibilidade de um apagão.

Reserva Legal: assunto obrigatório para proprietários rural

Se a terra é sua, você pode fazer dela o que quiser, correto? Não é bem assim. Toda propriedade rural deve manter uma área que precisa ficar intacta. Leia o artigo.

Floresta com Propósito: Instituto propõe investimento sustentável para transformar o futuro

Estratégia une investimentos que promovam impactos socioambientais e econômicos, alinhados aos valores pessoais e objetivos financeiros

Aviação agrícola na proteção de florestas é tema de seminário gratuito na FCA/Unesp

Evento em 21 de março tem inscrições abertas e celebrará o Dia Internacional das Florestas. Veja a programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!