27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasMais de 100 palestras serão realizadas na Tecnoshow Comigo 2023

Mais de 100 palestras serão realizadas na Tecnoshow Comigo 2023

Feira busca ampliar conhecimento sobre temas que impactam a agropecuária.

Além de promover a difusão de tecnologia rural e ser espaço para a realização de negócios, a Tecnoshow Comigo é a oportunidade para levar informações e conhecimento sobre diferentes assuntos ligados à rotina do agro. É por esse motivo que a feira terá, em sua programação, mais de 100 palestras no período de 27 a 31 de março, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). Os assuntos serão debatidos nos auditórios 1, 2 e sede de Pesquisa, com capacidade para 700, 200 e 150 pessoas, respectivamente, além de outros espaços no evento, como estandes da Embrapa, do Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás, do Governo de Goiás e Prefeitura de Rio Verde, entre outros.

Segundo o presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), Antonio Chavaglia, a feira sempre se preocupou em possibilitar acesso à tecnologia e em gerar informação para que todos possam conhecer mais sobre o agronegócio. “Tecnologia sem informação não funciona. Se não proporcionarmos o conhecimento necessário para o uso de máquinas e equipamentos, por exemplo, a pessoa não consegue trabalhar. Por isso, a feira é a oportunidade para que produtores, trabalhadores rurais e outros visitantes possam ampliar o conhecimento sobre o setor”, ressalta.

A coordenadora da área de Palestras da Tecnoshow Comigo 2023, Silmara Martins, enfatiza que ao longo de 20 anos de realização da feira, o evento sempre contribuiu para debater temas ligados à vida do produtor rural. “Temos alcançado nosso objetivo de levar a informação correta a quem trabalha no agro. Por isso, a preocupação é definir os assuntos com o intuito de promover o conhecimento para ajudar na rotina da propriedade rural. É possibilitar conteúdos que vão agregar à condução das atividades no campo, possibilitando ampliar produtividade, melhorar manejos, evitar prejuízos nas lavouras e com o rebanho, conhecer sobre mercados e economia, traçar estratégias e realizar bons negócios. Já são duas décadas orientando sobre todos os temas que impactam o segmento agropecuário”, reforça.

Palestras – Crédito Divulgação Tecnoshow Comigo

Especialistas na área

No auditório 1, no CTC, principal espaço para as apresentações e os debates, estão confirmadas sete palestras com profissionais e renomados especialistas do setor. No dia 28 de março, às 9 horas, será debatido o tema “Economia e Agronegócios: o que vem por aí?”, com a participação da jornalista Kellen Severo, que é comentarista do Jornal da Manhã e apresentadora do Painel Hora H do Agro, na TV Jovem Pan News. Entre os assuntos que serão abordados pela palestrante estão cenários econômico e político, contexto internacional, pandemia e mudanças aceleradas, desafios e oportunidades para o Brasil, além de perspectivas do agronegócio para 2023.

Também no dia 28, às 14 horas, será a vez de abordar o tema “Manejo Fisiológico e Nutricional da Soja para Alta Produtividade”. O assunto será discutido pelo CEO da Fancelli & Associados, ex-professor e pesquisador da Esalq/USP, Dr. Antonio Luiz Fancelli. De acordo com ele, durante a apresentação será exposta, demonstrada e discutida a importância do conhecimento do processo produtivo e da capacidade de elaborar diagnósticos em tempo real (ajustes de percurso), assim como abordagem sobre manejo dos fatores básicos de produção e de suas interações, de forma a se evitar ou minimizar condições de estresse, contribuindo, desta maneira, para a melhoria do desempenho e da produtividade vegetal. “Este conceito de manejo possibilita o aproveitamento efetivo dos fatores de produção e considera suas respectivas interações, bem como propicia a manifestação do potencial produtivo da espécie considerada”, informa.

No dia 29 de março, a pecuária ganha espaço especial nos debates. Às 9 horas, o médico veterinário, pecuarista e analista de mercado do Notícias do Front, Rodrigo Albuquerque, ministrará a palestra ‘Pecuária atual, um convite à sua evolução’.“Vamos falar exatamente sobre ciclo pecuário, alguns aspectos globais que estão cada vez mais ligados ao nosso dia a dia, como guerra e eventos sanitários, e as perspectivas para 2023 e para os próximos anos. Queremos deixar bem claro que a pecuária passa por uma revolução, a revolução financeira do negócio”, explica.

Já às 14 horas, a pecuarista Carmen Perez é a convidada para conduzir a palestra “Bem-estar animal na pecuária”. O foco é mostrar que, no dia a dia nas fazendas, já está comprovado que a produtividade é impactada diretamente quando ocorrem situações de estresse para o animal, com reflexos como a redução na produção de carne e leite. Por isso, segundo a palestrante, avaliar as práticas de manejo é uma atitude relevante para garantir qualidade de vida ao animal e ainda evitar prejuízos.

A palestra do dia 30 de março, às 9 horas, será sobre ‘Fundamentos de grãos e câmbio – cenário de preços para soja e milho em 2023’. O tema será abordado pelo consultor sênior em Gerenciamento de Riscos, Etore Baroni. “Vamos explorar os fundamentos dos mercados de soja, milho e câmbio, com foco no cenário de preços para 2023. Para isso, vou discutir os principais indicadores macroeconômicos que podem afetar esses mercados, além de fazer uma retrospectiva de 2022. A partir dessa análise, vou apresentar diferentes cenários e estratégias que os produtores, traders e demais agentes do setor podem adotar para se prepararem para as possíveis variações nos preços e nas condições de mercado. Além disso, dar cada vez mais informações e bagagem para o produtor poder ter todas as informações para a melhor tomada de decisão”, acrescenta.

Também no dia 30, só que às 14 horas, o foco será “Sucessão Familiar: a experiência de sucesso da família Nishimura”. O assunto vai ser debatido por Alessandra Nishimura e Fábio Nishimura, que são integrantes da família Nishimura, responsável pela criação da Jacto – presente em mais de 100 países, com fábricas no Brasil, Argentina e Tailândia, além de escritório comercial no México. De acordo com Alessandra, o tema é relevante, porque sucessão não se faz de repente. “É preciso visão de longo prazo e ter um processo bem definido e estruturado para não ser pego de surpresa, até porque mortes, acidentes e separações podem ocorrer ao longo da vida”, explica.

Já Fábio esclarece que, em relação à sucessão, é importante perguntar aos filhos se eles estão preparados para assumir os negócios dos pais. “É uma pergunta que precisa sim ser feita, já que imposição tira toda vontade da próxima geração. Ninguém nasce pronto. Há aqueles que têm nas veias o empreendedorismo. Esses, normalmente, se encaixam na primeira geração. Os demais, se quiserem seguir na mesma pegada, também precisam amar o que fazem”, avalia. Alessandra e Fábio concordam que o maior desafio da sucessão familiar é acertar o lado emocional dos relacionamentos. “Muitas vezes usa-se apenas a razão: ‘tudo o que construí foi para vocês’. Mas nem sempre perguntam à próxima geração se eles tinham interesse no que foi construído. Esse tipo de comunicação tem de ser muito bem feito para haver equilíbrio nas emoções”, pondera Fábio.

Para fechar a programação do auditório 1, no CTC, a palestrante do dia 31 de março, às 14 horas, será a produtora rural e também influenciadora digital com mais de 1 milhão de visualizações em seus vídeos, Camila Telles. Ela abordará o tema “Jovens: o futuro do agro”. Entre os tópicos da palestra. Camila vai indicar caminhos sobre como é possível tornar o campo mais atrativo para o jovem. “A chegada das novas tecnologias e a tendência de crescimento do mercado de produtos ambientalmente responsáveis têm reforçado cada vez mais a importância da presença e integração dos jovens à produção rural”, acredita Camila.

Programação do auditório 1 – Tecnoshow Comigo

28/03 (terça-feira)

9 horas – Palestra ‘Economia e Agronegócios: o que vem por aí?’

14 horas – Palestra ‘Manejo fisiológico e nutricional da soja para alta produtividade’

29/03 (quarta-feira)

9 horas – Palestra ‘Pecuária atual, um convite à sua evolução’

14 horas – Palestra ‘Bem-estar animal e as relações humanas’

30/03 (quinta-feira)

9 horas – Palestra ‘Fundamentos de grãos e câmbio – cenário de preços para soja e milho em 2023’

14 horas – Palestra ‘Sucessão familiar: a experiência de sucesso da família Nishimura’

31/03 (sexta-feira)

14 horas – Palestra ‘Jovens: o futuro do agro’

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnoshow Comigo traça um panorama do agronegócio em 2023

A partir de análise de cenários econômico e político, a jornalista Kellen Severo traz perspectivas para o setor neste ano.

Tecnoshow Comigo 2015 apresenta técnicas para aumentar a produção

  De 13 a 17 de abril, feira de tecnologia rural reunirá mais de 500 expositores e 100 mil pessoas,em Rio Verde (GO) Considerada a maior...

Tecnoshow Comigo: aspectos globais, ciclos e perspectivas para a pecuária em 2023

A intenção é falar da revolução vivenciada pela pecuária no Brasil e no mundo.

Negócios comprometidos com impacto socioambiental positivo

Sitawi e Instituto Sabin se unem e lançam primeira convocatória de 2023, empreendedores de iniciativas selecionadas poderão captar entre R$ 100 mil e R$ 500 mil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!