20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMato Grosso do Sul projeta crescimento de 10% na produção agrícola de...

Mato Grosso do Sul projeta crescimento de 10% na produção agrícola de 2023

A melhora na produtividade das lavouras é um dos principais fatores para o aumento na região

A soma de todos os produtos agrícolas a serem colhidos em Mato Grosso do Sul neste ano deve chegar a 70,57 milhões de toneladas, avanço de 10,51% em relação ao ano passado, segundo a Coordenadoria de Economia e Estatística da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com base no Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Créditos: Pixabay

A melhora na produtividade das lavouras, beneficiadas pela regularidade das chuvas, é um dos principais fatores para o aumento. A área de plantio também projeta crescimento, passando de 6,92 milhões para 6,97 milhões de hectares.

Segundo o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, “é necessário manter pesquisas no radar para que especialistas e suas equipes possam se adaptar em busca de maiores tetos produtivos. Se mantivermos o ritmo de investimentos, aprimoramento de técnicas e desenvolvimento tecnológico, novos recordes serão batidos em menores períodos”.

O produto que promete maior impacto no volume de produção agrícola é a cana-de-açúcar, devendo atingir 44,7 milhões de toneladas, crescimento de 9,83% em comparação à safra passada. A soja aparece em seguida com estimativa de 13,11 milhões de toneladas, aumento de 53,58% no volume e 3,63% na área.

Sodré pontua que a produção deve crescer principalmente com adoção de tecnologias e utilização de fertilizantes, resultando em grandes resultados a cada safra. “O Estado protagonizando suas especialidades e técnicas vai gerar resultados que impactarão em recordes de produção das safras 2023/24”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de milho: quais as estratégias?

O milho é considerado uma cultura estratégica para o alicerce da agricultura brasileira.

Evento debate como equilibrar produção agrícola e desmatamento

Presidente do IBAMA, diplomatas e especialistas participam do encontro em São Paulo.

O clima do agronegócio será marcado por chuvas após calor intenso

Os dados mais atualizados dos modelos meteorológicos indicam a possibilidade da formação de um corredor de umidade para os próximos dias.

Alfaces tolerantes são mais indicadas para condições de chuvas

As alfaces tolerantes revelam seu protagonismo em meio às chuvas, resistindo com maestria às adversidades climáticas e prosperando em condições desafiadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!