24.9 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasMaturadores entram em campo para uma safra sucroalcooleira de maior qualidade

Maturadores entram em campo para uma safra sucroalcooleira de maior qualidade

Divulgação

Nas principais regiões produtoras, canavicultores já estão monitorando os indicadores de maturação para mais uma nova safra que se inicia. Os meses iniciais do ano, marcados por altas temperaturas e chuvas frequentes, são o principal período de utilização de maturadores químicos na busca por mais qualidade e rentabilidade na produção.

Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da fabricante de insumos agrícolas IHARA, Thiago Duarte, embora a aplicação deste tipo de produto possa render bons resultados em diferentes momentos do ciclo, o início da safra representa um dos momentos com maior potencial de retorno econômico dos esforços: “É quando a planta tem um ápice metabólico, naturalmente direcionado para seu desenvolvimento vegetativo, e que pode ser redirecionado do crescimento para o amadurecimento, com maior acúmulo de sacarose nos colmos e, assim, importante melhoria da qualidade da matéria-prima entregue à indústria”.

Um dos produtos mais populares no portfólio da IHARA, o maturador sistêmico RIPER tem procura acelerada nesta época. Duarte explica que o RIPER tem como principais características a resposta rápida e a flexibilidade de aplicação, podendo ser utilizado no início, meio ou final da safra, com aplicação de 15 a 45 dias antes da colheita para extração do potencial máximo de TAH (Toneladas de Açúcar por Hectare). “O RIPER consegue elevar o nível de ATR na planta entre 6% e 8%. Com isso, o retorno financeiro obtido pelo produtor somente com este incremento de qualidade pode representar até seis vezes o valor investido na tecnologia”, finaliza.

Caminhos da Maturação fará monitoramento em tempo real

A nova safra contará também com uma grande novidade IHARA. Tem início já nas próximas semanas o Caminhos da Maturação, programa gratuito de consultoria e testagem instantânea dos principais indicadores de maturação e qualidade da cana-de-açúcar. A iniciativa visa apoiar os produtores na tomada de decisão e no encaminhamento, às usinas, de matéria-prima com maior teor possível de açúcar e, portanto, maior valor agregado.

“Nossos especialistas visitarão propriedades em todo o país com uma tecnologia exclusiva IHARA, capaz de revelar, em instantes, se a cana já se encontra no melhor ponto para a colheita, ou se ainda é viável atuar no aumento desta maturação”, explica Duarte.

Em contato direto com a planta, o equipamento portátil é capaz de analisar os percentuais de hidrogênio e carbono presentes nas composições, podendo aferir, AR%, POL, PUREZA, BRIX, FIBRA E ATR. Essa leitura é processada por meio de um pareamento com um aplicativo de celular, com emissão de resultados instantaneamente. Desta forma, é possível atuar com agilidade onde ainda há oportunidade para que o uso do maturador RIPER proporcione ganhos de qualidade da produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Abertas as inscrições para o II Simpósio sobre Manejo de Plantas Daninhas em Cana-de-Açúcar

Elas se desenvolvem em condições ambientais não favoráveis e, geralmente, provocam desvantagens e prejuízos aos cultivos agrícolas. Portanto, para evitar a redução nas produções...

Cana: Manejo sustentável com Azospirillum brasilense

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo uma cultura de grande importância socioeconômica no Estado de São Paulo, Zona da Mata de Alagoas e Pernambuco. Recentemente, ocorreu uma grande expansão da cultura da cana-de-açúcar no Triângulo Mineiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Micro e macronutrientes: Essenciais para alta produtividade

Nos últimos anos, os custos de produção da cana-de-açúcar aumentaram consideravelmente e os fertilizantes respondem por 40 a 60% desse valor. Infelizmente, esses aumentos não foram acompanhados pela produtividade, que ao contrário, vem decaindo ano após ano.

Koppert faz parte da Bonsucro

A Bonsucro é a plataforma global de sustentabilidade da cadeira produtiva da cana-de-açúcar,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!