Melancia híbrida é mais produtiva

0
16

As sementes de híbridos apresentam maior custo, contudo, maior precocidade, produtividade e maior uniformidade na produção

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)givago_agro@hotmail.com

Melancia – Foto: Shutterstock

A melancia (Citrullus lanatus (Thunb.) Matsun. & Nakai) pertence à família Cucurbitaceae, sendo que seu cultivo se reveste de grande relevância econômica e social.

Espécie originária das regiões tropicais da África Equatorial, considera-se que foi trazida aos nativos das Américas pelos espanhóis. A partir da década de 1950, houve a introdução de variedades americanas e japonesas, que apresentam grande importância no cultivo desta olerícola no país.

Tradicionalmente os cultivos no Brasil são baseados em cultivares de origem americana ou japonesa, já que estas se adaptaram bem às condições edafoclimáticas brasileiras. Contudo, atualmente os produtores vêm investindo no cultivo de melancia híbrida por apresentar maior produtividade, além de uniformidade de frutos e maior resistência a doenças.

Mais produtividade

Na escolha da cultivar ideal de melancia, é fundamental considerar o tipo de fruto pelo qual o mercado consumidor demonstra maior preferência, a resistência que os frutos apresentam ao transporte, adaptação da cultivar ou híbrido à região de cultivo e sua tolerância a doenças e distúrbios fisiológicos. 

Atualmente, no que concerne a produção de sementes, tem se observado maior dedicação da indústria ao desenvolvimento de híbridos de melancia devido a sua maior viabilidade comercial aos programas de melhoramento.

Em termos gerais, em torno de 22% das cultivares de melancia lançadas no mundo são de polinização aberta, sendo as demais de polinização controlada (híbridos diploides, triploides e linhas tetraploides).

O híbrido certo

É fundamental que o produtor se atente à escolha correta do material a ser cultivado, seja cultivar de polinização aberta ou híbrido. A escolha criteriosa e a definição dos melhores materiais que se adaptam às condições do local de cultivo são preponderantes para rentabilidade na produção de melancia, além de garantirem a lucratividade da cultura e a competitividade do produtor.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.