18.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMelão - Produtividade e qualidade para atender mercado internacional

Melão – Produtividade e qualidade para atender mercado internacional

Luiz Roberto Barcelos

Diretor institucional da Agrícola Famosa Ltda, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e da COEX

luizbarcelos@agrfamosa.com.br

CréditoShutterstock
CréditoShutterstock

Em 2015, o melão foi a fruta mais exportada pelo Brasil, com 223,74 mil toneladas embarcadas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A cultura está entre as principais produzidas na região nordeste e exige dos produtores diversas práticas de manejo que atendam às altas exigências do mercado internacional, como a padronização do fruto, a aparência e o sabor.

Produção nacional

O Brasil produz cerca de 20 mil hectares, com uma produtividade média de 20 toneladas por hectare, o que perfaz 400 mil toneladas. A principal região produtora é a Chapada do Apodi, que fica na divisa dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Há, também, produção em menor escala nos Estados do Pernambuco, Bahia e Piauí.

Oferta e demanda

A produção de melão é relativamente nova no Brasil – cerca de 30 anos. Foi criada para abastecer a Europa no período de inverno por lá. Mais de 90% dos melões exportados têm esse destino.

O Brasil produz os melões Cantaloupe, Charrantais, Galia, Pele de Sapo, Orange Flesh e o Amarelo. Esse último é o que tem maior demanda, tanto no Brasil como na Europa.

Nos últimos dez anos a demanda cresceu muito no mercado interno a partir da oferta de melões de boa qualidade. Atualmente, há uma oferta e demanda bem equilibradas. Mas o setor produtivo está buscando novos mercados para expandir a produção. É o caso dos Estados Unidos e Ásia.

Mercado externo

Praticamente a metade da produção tem destino para exportações. Fortemente enviado para a Comunidade Europeia(incluindo UK),os melões brasileiros também são enviados para o Oriente Médio, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Hong Kong, Singapura, Argentina e Chile.

Entre os critérios para atender o mercado consumidor estão as boas práticas agrícolas certificadas por organismos internacionais, o que compreende respeito ao meio ambiente, segurança alimentar e responsabilidade social, além, é claro, de uma boa qualidade das frutas em termos de sabor e aparência.

Custo

Tanto o custo quanto a rentabilidade variam muito de ano para ano, de acordo com as pressões de praga, volume de fruta no mercado e cotação do dólar. O clima no inverno europeu também exerce grande influência, assim como o tamanho do negócio do produtor e o mercado que os melões são distribuídos.

Em média, pode-se dizer que o custo total colocado no caminhão nas fazendas é de R$ 25 mil por hectare, com uma rentabilidade de 15%.

Em resumo, esta é uma atividade altamente geradora e distribuidora de renda na região mais pobre do País, que é seu semiárido. Gera, em média, emprego parauma pessoa por hectare plantado.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácido garante vigor e desenvolvimento vegetativo da batata

Douglas José Marques Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. douglas.marques@unifenas.br   A batata é uma fonte cada...

Estufas: cultivo de pepino japonês

Segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), foram comercializadas em 2017 aproximadamente 34,3 milhões sementes de pepino japonês. Considerando uma densidade populacional média de 25 mil plantas por hectare, a área cultivada com esse tipo de hortaliça foi em torno de 1,37 mil hectares.

A produção de tangerinas no cenário nacional

AutoresDébora Aparecida do Nascimento Gestora pública, agricultora e presidente da Cooperativa Copavale copavale.coop@gmail.com Ivan Silva Evangelista Engenheiro agrônomo, especialista em Agricultura Familiar,...

Cosmocel – Especializada em produtos Premium

Há mais de cinco anos a Cosmocel se faz presente na Hortitec, uma das mais importantes feiras do cenário nacional, recebendo também o reconhecimento de visitantes de outros países. “Este é um evento que nos permite expor aos agricultores e empresários as nossas inovações para o setor, de maneira muito rápida e efetiva. Aliar a nossa marca ao evento e estar cada vez mais próximos do agricultor é fundamental para todo o desenvolvimento da cadeia produtiva”, considera Eristófanes José Tavares Bezerra, coordenador comercial da Cosmocel no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!