20.6 C
Uberlândia
domingo, maio 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMercado brasileiro em alerta para o comércio ilegal de mudas de flores

Mercado brasileiro em alerta para o comércio ilegal de mudas de flores

Sakata lidera esforços para combater a prática de falsificação de SunPatiens® no país

Divulgação/Sakata

Nos últimos anos, uma prática ilegal tem alarmado o mercado brasileiro: a multiplicação e o comércio de mudas de flores falsificadas. Variedades desenvolvidas por empresas de renome tem sido reproduzidas ilegalmente, sem respeitar as matrizes originais e ignorando as normas fitossanitárias determinadas pelos órgãos de fiscalização. Trata-se de um crime de pirataria, passível de punição pela legislação vigente, que representa um sério risco para produtores, comercializadores e consumidores, já que as flores piratas possuem baixíssima qualidade, podendo apresentar florescimento escasso, pouca durabilidade, defeitos na formação das flores, além de outros problemas, como a disseminação de pragas e doenças.

Um dos principais alvos desta ação criminosa no mercado tem sido a variedade SunPatiens® da empresa Sakata, que é a detentora da patente genética. Sucesso em todo o país, a variedade, que é amplamente utilizada em projetos paisagísticos e grandes jardins a nível nacional, virou alvo das principais ações fraudulentas de propagação e venda ilegal de mudas no país. Recentemente, foi realizada uma ação conjunta com representantes da Sakata, da Bio Plugs (empresa licenciada para produção e comercialização da SunPatiens®) e a Pópoli Advocacia, em uma propriedade que realizava a produção ilegal da variedade, na cidade de Atibaia e região (SP). Na ocasião, juntamente com oficiais de justiça, foi confirmada a irregularidade e aplicadas as penalidades previstas em lei. Vale destacar que os produtos falsos encontrados no local poderiam implicar em problemas de fitossanidade e também grande prejuízo financeiro aos consumidores que os adquirissem.

Divulgação/Sakata

Diante da constatação da prática irregular crescente, a empresa tem adotado algumas estratégias com o objetivo de conter a pirataria da variedade no país. De acordo com Carlos Amano, Gerente de Flores da Sakata Seed Sudamerica, além do selo de originalidade, fixado em todo vaso de SunPatiens® comercializado oficialmente, a empresa está promovendo também campanhas de conscientização nos meios online e offline, incluindo mídias sociais e websites, além de flyers, faixas e banners informativos, fixados nos mercados de distribuição, a fim de ajudar os consumidores a identificarem o produto pirata. “Ademais, temos realizado visitas aos centros de comercialização para remoção de produtos não licenciados, com o repasse de informações para conscientização dos dirigentes e comercializadores destes pontos de venda”, explica ele.

A empresa alerta a sociedade sobre a necessidade de que todos se informem e compreendam o impacto negativo de adquirir produtos não licenciados ou falsificados. Variedades como a SunPatiens® carregam anos de investimento em Pesquisa em melhoramento para serem desenvolvidas, gerando inúmeros empregos, movimentando a cadeia produtiva no país. Além disso, optar pela aquisição de itens que possuam o selo de originalidade, assegura uma produção livre de pragas e doenças, com altíssimo padrão de qualidade. “Vale ressaltar ainda que a produção e aquisição de material pirata é crime previsto em lei, por isso os consumidores devem sempre exigir do ponto de venda a planta original, que entrega segurança, durabilidade e beleza ao seu jardim”, enfatiza Amano.

Neste sentido, a Sakata convida todos a se informarem mais sobre a SunPatiens® através das redes sociais (@Paixão por Flores by Sakata) e do website oficial da marca (sunpatiens.com.br), bem como a denunciarem irregularidades nos mercados de flores e floriculturas de todo o país, por meio do telefone (11) 94440-9993 ou do e-mail programacao@bioplugs.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG promove dia de campo sobre flores comestíveis

Evento acontece em São João del Rei no dia 6 de setembro

70 mil mudas de flores compõe o paisagismo da Tecnoshow Comigo 2023

Ornamentação também fará referência ao histórico de 20 anos de realização do evento

“Estufas Abertas” receberão turistas em Holambra somente nos dias 1 e 2 de abril

O evento garante aos turistas a possibilidade de conhecer a produção de flores e plantas ornamentais em cinco fazendas da típica cidade holandesa.

Mercado de flores estima incremento de 8% nas vendas para o “Dia Internacional da Mulher”

Os produtores de rosas, uma das flores preferidas para presentear nesta data, aumentaram em 50% colheita nas últimas semana para abastecer o mercado em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!