18.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMercado global de cafés especiais deve crescer mais de 12% até 2030

Mercado global de cafés especiais deve crescer mais de 12% até 2030

Projeto visa aumentar o número de produtores de cafés especiais

Mercado de cafés especiais fortalecido e grandes negócios iniciados
Imagem de arquivo

Os cafés especiais vêm apresentando um rápido crescimento e tendo cada vez mais consumidores no mercado nacional e internacional. De acordo com um levantamento da empresa Brainy Insights, estima-se que o valor do setor global de cafés especiais deve chegar a US$ 152,69 bilhões até 2030, representando uma taxa de crescimento de 12,32% durante o período de previsão.

Todo esse crescimento abre um leque de novas oportunidades para o segmento, com cafeicultores podendo aumentar suas rendas e obter novos sabores, além de bons resultados com cafés de qualidade, cada vez mais apreciados pelo consumidor.

“Em vista do aumento no consumo de cafés especiais e novas oportunidades que essa tendência traz para os produtores, criamos um projeto para pequenos e médios cafeicultores que ainda não trabalham com cafés especiais. No Essências, nome da iniciativa, assessoramos os participantes em processos de pós-colheita, auxiliando-os em todas as fases e protocolos que evidenciem a qualidade, de forma personalizada, respeitando as individualidades de cada lavoura”, afirma Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer).

Ainda de acordo com a pesquisa, o mercado norte-americano de cafés especiais, por exemplo, deve crescer em 20% ano a ano até 2030. Isso o tornaria o mercado que mais cresce no mundo.

“Recentemente abrimos um Hub logístico nos Estados Unidos, que é nosso maior comprador de café, e a grande maioria dos grãos enviados, quase em sua totalidade, são especiais. A priori, nosso planejamento é enviar um contêiner por semana, cada um com cerca de 320 sacas de 60kg de café. Esse projeto visa impulsionar a economia e o consumo de cafés especiais, que cada vez cresce mais”, afirma Simão Pedro de Lima, Presidente Executivo da Expocacer.

A expectativa com o Hub é que haja um aumento de vendas no mercado norte americano de 10% a 15%, apenas no primeiro ano. O consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Houve muitas mudanças no setor global de cafés especiais na última década. Alinhado a isso, o comportamento do consumidor também mudou. Hoje o comprador está levando mais em conta a saúde e a sustentabilidade ao comprar produtos de café, com um alto nível de qualidade. Além disso, as pessoas querem saber mais a origem da bebida e os diferentes sabores e aromas que podem experimentar no produto.

“O consumidor quer conhecer o produtor, saber de onde vem o café, se ele é feito de maneira sustentável, e isso os cooperados da Expocacer fazem muito bem. Inclusive, o Hub vem também para nos auxiliar nesse processo de rastreabilidade dos cafés.”, encerra o Presidente Executivo.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Cochonilha no café: todo cuidado é pouco

A melhor forma de identificar as cochonilhas é observar a planta no dia-a-dia. No entanto, devido à coloração da cochonilha ser bastante variável, pode acabar dificultando reconhecê-la.

Cafés especiais do Brasil: SMC implanta uma das mais modernas e completas centrais de benefício com tecnologia Palini & Alves

Todos sabemos que o Brasil é o maior produtor e exportador de cafés do mundo há muito tempo. Nos últimos anos porém, a grande...

Plantios direcionados aumentam a eficiência da água no cafezal

Dalyse Toledo Castanheira Doutoranda em Fitotecnia " UFLA, integrante do NECAF e GHPD " UFLA dalysecastanheira@hotmail.com   O sentido de plantio do café se destaca como um aspecto...

O que fazer após as geadas

Estamos muito tristes por todos os produtores afetados pela geada. Sabemos o trabalho ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!