20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFilmes plásticos para flores e plantas ornamentais

Filmes plásticos para flores e plantas ornamentais

Filmes plásticos podem ser a alternativa correta.

Gilberto Rostirolla Batista de Souza
Engenheiro agrônomo – Depto técnico comercial AzulPack TechAgro

O mercado de flores conta com aproximadamente 8,5 mil produtores no Brasil, produzindo em mais de 15 mil ha. Uma das principais características deste mercado é a necessidade de grande variedade de produtos para atender às demandas dos seus consumidores.
Por serem utilizadas na ornamentação de eventos, escritórios, residências, constituírem projetos paisagísticos em parques, praças e jardins, é necessário ampla variedade de flores e plantas ornamentais para que os produtores forneçam opções ao consumidor.
Com isso, são produzidas mais de 2.500 espécies distintas com mais de 17 mil variedades de flores e plantas ornamentais, segundo dados do Ibraflor.

Desafio

O grande desafio deste mercado com elevado número de espécies em produção é o manejo correto do microclima do ambiente protegido, pois cada uma delas necessita de condições específicas para sua produção.
Para a produção das plantas com foco na comercialização de suas flores, podem ser necessárias condições diferenciadas para cada período do ciclo de seu desenvolvimento. O resultado é ainda mais dependente de um ambiente protegido com filmes plásticos específicos, de alta performance em qualidade de radiação solar, aliado a materiais com garantia de durabilidade e resistência às intempéries climáticas.
A temperatura, quantidade de luz, fotoperíodo, quantidade de água e umidade do ar são os fatores do microclima que precisam ser controlados para manter a planta em período de desenvolvimento vegetativo ou indução floral.
Esses fatores podem ser ajustados com o uso de filmes plásticos agrícolas específicos para cada caso.

Solução

Plantas como rosas, lírios, gipsófilas, cravos, rosas do deserto, suculentas e cactos, por exemplo, precisam de maior quantidade de luz para sua produção. Algumas espécies de orquídeas, samambaias, violetas e begônias, por sua vez, necessitam de ambientes com menor intensidade luminosa e com alta difusão da radiação solar.
Flores tropicais precisam de temperaturas mais altas para manterem seu crescimento e qualidade produtiva.
A Azul Pach TechAgro apresenta filmes para cada caso específico e traz soluções ao produtor rural. O TechLux transparente é um filme de alta transmissão de radiação solar. O TechLux Difusor apresenta melhor distribuição da energia luminosa, trazendo redução de injúrias por excesso de radiação e aumentam a eficiência dos processos fotomorfogênicos.
O TechLux White é o filme leitoso que reduz a incidência luminosa para os casos de plantas mais sensíveis. O TechLux B/W é o filme para escurecimento e controle do fotoperíodo utilizado nos casos para indução floral.
Na produção de flores e plantas ornamentais não pode haver falta de água para as plantas, pois são sensíveis. A Azul Pack TechAgro tem a solução ideal com as lonas TechRevest de revestimento de reservatórios para que os produtores rurais tenham suas reservas d’água limpa para suprir as necessidades nos períodos de secas.
Os filmes agrícolas TechAgro são fabricados com polímeros avançados, resinas virgens e aditivos adequados para cada aplicação na Agricultura. Com essa base, os filmes apresentam maior durabilidade, maior resistência, melhor equilíbrio na distribuição dos aditivos especiais para cada função a ser atribuída ao material.
Com isso, resulta em maior qualidade de luz para as culturas em produção e maior durabilidade.
A AzulPack TechAgro, traz soluções às necessidades reais do produtor, com resultados no campo e retorno financeiro ao empresário rural. Consulte nosso time técnico a campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso. A TechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Canavial mais produtivo

No último dia 22 de março, foi realizado pela FMC, a iniciativa que reuniu especialistas de cana ...

Mulching contra plantas daninhas do morango

O mulching no cultivo de morangos não apenas protege, mas também empodera as plantas, criando uma barreira eficaz contra as indesejáveis plantas daninhas.

Aminoácidos: Vigor para o girassol

O Brasil apresenta uma grande diversidade climática, tendo um território extenso ...

Qualidade da água interfere nos processos fisiológicos das plantas

A água possui um papel fundamental para o desenvolvimento agrícola,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!