21 C
Uberlândia
segunda-feira, dezembro 2, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMercado e manejo da cebola branca

Mercado e manejo da cebola branca

Daniel Pedrosa Alves

Doutor em Genética e Melhoramento e pesquisador da Epagri

danielalves@epagri.sc.gov.br

 

Crédito Miriam Lins
Crédito Miriam Lins

A coloração da casca da cebola é um caráter complexo, governado por cinco genes que interagem de diferentes formas. Basicamente existem no mercado cebolas com três colorações de casca: branca, amarela e roxa. A intensidade de cada uma dessas cores gera mais uma gama de variantes para a coloração dos bulbos de cebola.

Segundo a literatura, a variação na cor é derivada da composição química dos bulbos, sendo que aqueles com coloração mais escura possuem mais teor de quercetina. Desta forma, bulbos com casca roxa possuem mais quercetina que bulbos de casca amarela e estes, por sua vez, possuem maior quantidade de quercetina comparados com bulbos de casca branca.

Entretanto, mesmo apresentando menor conteúdo de fenólicos totais, a cebola de casca branca possuiu maior ação antioxidante comparada à cebola roxa.

De forma geral, as cebolas de casca branca possuem elevado teor de sólidos solúveis (açúcares) e alta pungência. A soma dessas características permite que essas cebolas alcancem um mercado diferenciado – a indústria de cebolas desidratadas e/ou em conserva.

Para a indústria

Se uma lavoura de cebola se destina à indústria, é preconizado que a cultivar escolhida some as seguintes características: alto teor de matéria seca, pungência alta, teor baixo de açúcares redutores e preferencialmente polpa e escamas brancas. Essa combinação permitirá um alto rendimento industrial e um produto de alta qualidade.

Tanto o consumo como a produção de cebola de casca branca no Brasil é pequeno. Por esse motivo, praticamente toda a cebola deste tipo disponível nos mercados é importada da Espanha ou Holanda.

Custo e lucro

Em geral, a cebola de casca branca possui maiores preços de venda, podendo ser um nicho a ser explorado por alguns agricultores. Todavia, os produtores devem estar atentos ao fato de esse tipo de cebola possuir baixa aceitação por parte dos consumidores brasileiros.

Além do mais, as cebolas de casca branca tendem a apresentar maiores perdas pós-colheita, tornando necessária a venda logo após a colheita, independente do preço ofertado.

O custo de produção da cebola não varia de acordo com a coloração da casca. Desta forma, o investimento por parte do agricultor para o cultivo de cebola de casca branca será o mesmo que para a produção de cebolas com outras colorações. Um fato interessante é que, em geral, cebolas brancas são mais tolerantes ao encharcamento do solo se compradas às cebolas com casca roxa.

Outro ponto de importância é a cura das cebolas de casca branca. Deve-se evitar o contato direto da luz com esses bulbos, que comumente leva ao inicial esverdeamento dos bulbos, reduzindo a atratividade do produto.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Hérnia das crucíferas – O perigo ronda as HF

  Ailton Reis Pesquisador em Fitopatologia da Embrapa Hortaliças ailton.reis@embrapa.br A hérnia das crucíferas é uma doença das brássicas presente em quase todos os países produtores. Ataca praticamente...

Tripes: praga-chave da cebola

SSaiba como lidar com os danos causados pelos tripes na produção de cebola e proteger suas plantações

Acadian – Tecnologia posta à prova

A Acadian participa da Hortitec desde 2007, uma ocasião perfeita para destacar as tecnologias e divulgar a marca para o público-alvo. “Durante o evento nos encontramos com nossos clientes e parceiros e também há oportunidade para novas parcerias e usuários. É uma feira que recebe visitantes de todo o Brasil e também do exterior. É importante estarmos nesta 'vitrine’, com nossa tecnologia de bioativação das plantas cultivadas, mostrando ao produtor ferramentas para melhorar sua colheita e seu manejo”, diz Samir Geraigire Filho, Techno-Commercial Specialist da Acadian.

Sistema de secagem deve manter a qualidade do café colhido

Juarez de Sousa e Silva Professor voluntário da UFV e bolsista da Embrapa Café juarez@ufv.br Douglas Gonzaga Vitor Engenheiro agrônomo e bolsista da Epamig/Embrapa Café douglas.vitor@ufv.br Para a manutenção de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!