23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioPecuáriaBovinosMétodo menos invasivo de coleta de sangue veterinário

Método menos invasivo de coleta de sangue veterinário

A partir de uma pequena perfuração na cauda do animal, o próprio produtor rural pode fazer a coleta

Fazer exame de sangue não é uma experiência agradável, nem mesmo para os animais. Mas uma solução trazida ao Brasil pela Allcrom, empresa que atua no segmento de produtos e serviços para laboratórios, promete uma coleta menos estressante e invasiva. O Dispositivo de Microamostragem Mitra® agora também está disponível para o segmento veterinário.

A solução funciona de maneira semelhante à dos aparelhos que medem glicose no sangue. Ou seja, com uma lanceta, que é uma espécie de agulha ultrafina, é feita uma microperfuração na cauda do animal e, ao aproximar a ponta do dispositivo da gota de sangue, o material é absorvido. O método é simples e praticamente indolor. A amostra coletada precisa ser direcionada para um laboratório, já que os resultados demandam equipamentos mais específicos e sensíveis para gerar resultados.

Imagens de amostras no laboratório
Divulgação

Uma das grandes vantagens do Mitra® é que para realizar a coleta não existe a necessidade de mão de obra especializada, já que não é preciso puncionar a veia do animal. “O próprio produtor rural é capaz de cumprir essa atividade, eliminando etapas no fluxo de trabalho, reduzindo gastos com insumos e possibilitando a detecção mais rápida de doenças, evitando que elas se propaguem”, explica Sandro Andrade, coordenador de marketing da empresa.

Outra vantagem do dispositivo é reduzir o uso de animais em testes pré-clínicos, principalmente para a Indústria Farmacêutica, bem como o custo total do projeto. Como é coletada uma menor quantidade de sangue, cerca de 30 microlitros, é possível reduzir em até sete vezes o número de animais usados numa investigação experimental, ou seja, a etapa que antecede a fase de testes em humanos. É possível realizar mais de uma coleta no mesmo animal, evitando problemas de variabilidade de resultados e, principalmente, o estresse dos animais.

A Allcrom é uma das expositoras da Analitica Latin America, a maior feira da indústria química analítica da América Latina, e apresentará o Dispositivo Mitra® entre os dias 26 e 28 de setembro, na capital paulista. Ao lado de outras 300 marcas que vão mostrar novas soluções e produtos voltados para setores como agronegócios, alimentos e saúde.

ARTIGOS RELACIONADOS

Identificação de teor reduzido de cafeína: método é patenteado

O mercado de café descafeinado é um nicho que pode crescer. Cerca de 10% dos consumidores de café do mundo consomem regularmente esse tipo de bebida.

Método do Pastoreio Voisin é tema de curso

Ascribu e Emater vão realizar atividades teóricas e práticas sobre sistema de manejo racional na utilização de pastagens

Batata-doce: que método escolher?

A batata-doce (Ipomoea batatas) é uma cultura tropical que se destaca na importância para a segurança alimentar no mundo.

Novo método detecta vírus do abacaxizeiro com mais rapidez e economia

Cientistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) desenvolveram um método capaz de detectar com ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!