A novidade apresentada pela empresa Miac foi a Colhedora de Mandioca, que retira a cepa da raiz, produto não aceito pela indústria. Anteriormente todo esse trabalho era realizado de forma manual, no campo, inviabilizando a atividade, devido à escassez e alto custo da mão de obra.
Luiz Antônio Vizeu, gerente de marketing das Indústrias Colombo, conta que a Miac chegou para mudar esse cenário, mecanizando a etapa e reduzindo drasticamente a necessidade de mão de obra. São necessários, com a colhedora, apenas o operador do trator mais três pessoas para auxiliá-lo na operação, ao contrário do trabalho manual, que gasta entre 40 e 60 pessoas.
O desenvolvimento da Colhedora de Mandioca se deu em um período de dois anos, até que o projeto fosse aprovado e apresentado no Show Rural Coopavel. “Notamos uma significativa aceitação por parte do produtor, que se mostra satisfeito com os resultados. Essa máquina colhe duas linhas, trabalha com trator pequeno, de 75 cv, 4×4 e super redução, com velocidade de 1 a 1,5 km/h e capacidade de 2 ha/dia, o que tem chamado a atenção dos produtores“, detalha Vizeu.
Outro destaque é o Ceifador e Enleirador de feijão, que agora teve sua capacidade operacional aumentada em 40%, em relação ao modelo antigo. Chamado Top Flex, o novo equipamento chegou para avançar no trabalho de corte e enleiramento de feijão, processo importante para a qualidade final da colheita e que, portanto, garante melhor qualidade e preço na comercialização do feijão.
Outros equipamentos apresentados pela Miac são destinados à cafeicultura, além das máquinas de transbordo e recolhimento de amendoim e feijão, completando o portfólio na feira.
Luiz Antônio Vizeu conta que a empresa já está há mais de 10 anos participando do Show Rural Coopavel. “Nossa empresa é especializada em máquinas para colheita, e por ser esta a primeira e principal feira do Paraná, estamos presentes para apresentar nossa linha de produtos para a região“.