Heitor A. Pagnan
Engenheiro agrônomo – Maxxi Mudas
heitor@moranguinhos.com.br
A grande pergunta a se fazer: o que é uma planta sadia? As definições aparecem e a mais simples “simplesmente” é aquela que diz que é a planta que não está doente! Todos querem que suas plantas estejam sadias, sem doença. Como fazer isso é uma questão bastante interessante.
Praticamente todo ser vivo, para estar sadio, precisa de coisas semelhantes. A primeira noção, que é a mais importante de todas, é que uma planta equilibrada nutricionalmente não tem tendência a ficar doente. Eventualmente, poderá ficar se ela passar por situações fora de um padrão, como temperaturas elevadíssimas, como as que estão ocorrendo agora, passando de 45°C.
Já encontramos situações no Sul em que a temperatura interna da estufa beira 50°C. É certo que alguma coisa de errado vai acontecer, como a morte de plantas, abortamento generalizado nas flores, ataque mais intenso de ácaros e assim por diante. Como amenizar isso é a grande questão. Para tanto, é interessante verificarmos alguns itens.
O primeiro fator a ser observado é a temperatura. Morango com temperaturas da folha acima de 35ºC já não produzem mais nada; ocorre o abortamento de flores e o ácaro toma conta, como já explicado em artigo anterior. E por esse Brasil afora, a gente vê muito túnel fechado e a temperatura interna passando dos 40ºC. Como a coitada da muda de morango vai produzir numa temperatura dessas?
Outro item a ser observado em regiões com alta incidência de luz é o tipo de cobertura plástica. Com os plásticos chamados de leitosos, pode-se reduzir o excesso de luz e de temperatura. Mas, cuidado: excesso de sombra faz a planta estiolar, ou seja, crescer muito. Quando você comprar o plástico leitoso, prefira o intermediário. Em épocas de dias nublados e com pouca luz dentro do túnel, as folhas do morango vão ficando mais finas para deixar a luz passar. Manejar corretamente o túnel é fundamental para ter morangos com a cor certa e uma boa produção.
Ventilação é fundamental para deixar a temperatura da folha do morango perto ou no ideal, que seria por volta de 27ºC, bem como para evitar excesso de umidade. Lembrando que, à medida que temos mais ventilação e temperaturas elevadas, haverá maior consumo de potássio. Uma coisa interessante, nesses casos, seria a pulverização foliar com aproximadamente 200 gramas de Nitrato de Potássio para cada 100 litros de água. Isso diminuirá o estresse da muda de morango.
A umidade interna no túnel é muito importante para evitar o aparecimento de alguns fungos que simplesmente destroem o morango, como a requeima, ou tecnicamente denominada como Phytophthora.
Devemos ter cuidados com a baixa umidade associada ao excesso de temperatura. Se a temperatura subir de 20 para 35ºC, o que é bem normal, a muda de morango vai perder 2,5 vezes mais água. Com pouca água na planta, vamos ter mais ácaro! Para o morango, talvez a água seja um dos fatores mais importantes. Se o produtor conseguir mantê-la na condição ideal, terá, certamente, um grande diferencial na produção. A quantidade ideal poderá ser medida por tensiômetros ou por observação direta. O ideal é ter tensiômetros.
A nutrição é um dos fatores de maior importância. Vamos lembrar do famoso ditado que “saco vazio não para de pé”. Ou seja, gente que não se alimenta de forma adequada fica em condições de adquirir mais doenças. Como está aumentando a área de plantio com hidroponia em substrato, o controle da nutrição por meio de medições da EC (condutividade elétrica) e pH tem se tornado fundamental para o sucesso no plantio de morangos.
Sempre lembrando que, para cada época da safra de morangos e para cada estação do ano, devemos alterar o tipo e a quantidade de adubos utilizados. Se o agricultor conseguir controlar de forma razoável esses itens mencionados, certamente terá sucesso na cultura do morango, com frutos graúdos e doces, além de lucro no bolso.
São poucos os itens que podem refletir em menores perdas na produção ou aumentos significativos, se bem observados. A Maxxi Mudas se preocupa permanentemente que os produtores encontrem formas de diminuir o uso de agrotóxicos e, ao mesmo tempo, aumentem sua rentabilidade. O produtor nunca deverá se esquecer que uma boa produção de morango passa por ter uma muda de morango de excelente qualidade. E isso, a Maxxi Mudas sempre tem!