32.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosNematoides causam bilhões em prejuízos

Nematoides causam bilhões em prejuízos

Sérgio CoutinhoFundador e Co-CEO do Grupo Zasso

Nematoide - Crédito Internet
Nematoide – Crédito Internet

Os parasitas forçosamente tolhem dos outros os meios para a sua própria prosperidade. Os da espécie das galhas (Meloidogyne), por exemplo, afetam mais de 2.000 espécies de plantas no mundo. Eles se instalam dentro de suas raízes causando cistos, drenando nutrientes, nós e ramificações nas raízes, reduzindo drasticamente a produtividade e tornando tubérculos, como batatas e cenouras, não-comercializáveis. É um problema sério e recorrente na agricultura.

Os nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus) que são muito prejudiciais para culturas como soja e cereais. Eles perfuram as raízes e extraem o conteúdo das células das plantas, deixando um rastro de óvulos que matam essas estruturas. Assim, enfraquecem a lavoura e o efeito se torna drástico na produtividade. Eles ainda podem sobreviver inativos durante o período de seca dentro das raízes mortas até que seja plantada a próxima safra.

Esses parasitas representam uma perda de produção agrícola significativa, tornando os alimentos mais caros e escassos. Segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia, os prejuízos anuais chegam a R$ 35 bilhões, só no Brasil.

Tudo isso é custeado por mim, por você, por nós. Cada café da manhã, cada marmita, cada pãozinho na padaria e a cada refeição que compartilhou com a sua família foi mais cara por causa destes parasitas.

Infelizmente, as soluções eram, até hoje, ou muito caras e ineficientes, ou extremamente tóxicas ao ambiente e à população. Por estes motivos, o controle dos nematoides acaba passando por parar a produção e plantar culturas sem grande valor, nas quais estes parasitas não se reproduzem.

A Zasso está desenvolvendo e lançará em breve uma tecnologia que controla os nematoides sem utilizar qualquer produto químico, toxina, ou efeitos residuais. O desenvolvimento tecnológico é 3D: difícil, desafiador e demorado. Desta maneira, esse é um potencial a ser explorado, ainda não uma realidade. Sabemos que é possível, sabemos que funciona, sabemos que é 3E: eficaz, eficiente e econômico.

Ainda temos muitos passos até esse nosso piloto se transformar em uma realidade. Mas, desenvolvemos diversas tecnologias utilizadas em diversos lugares do mundo para resolver outros problemas com princípio físico da eletricidade, e vamos resolver este também.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia de Campo dos Produtores de Amendoim acontece no dia 1º de fevereiro

Mais de 400 produtores devem comparecer ao evento que irá expor as mais recentes informações técnicas, variedades e linhagens de sementes, além de apresentar resultados comparativos, dados mercadológicos e expectativas de comercialização.

Ácidos húmicos diminuem bienalidade do cafeeiro

O solo é um sistema vivo onde coexistem inúmeros organismos dependentes de matéria orgânica para suprir suas necessidades de energia e nutrientes. A origem...

Atenção ao plantio da safrinha

Ao iniciar uma safra, o produtor sempre espera ter o máximo de produtividade, mas para ...

Quais as tendências de controle biológico?

Especialista comenta o crescimento considerável dessa prática no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!