Nelson Iida
Gerente comercial da Cotton Wrap
Entra ano, sai ano, e seguimos com o nosso forte, que é a produção agrícola. O Brasil Agro entra em 2023 com muitas dúvidas. Estamos terminando a safra iniciada em 2022, pois esta não havia como fazer alterações após semeadura ou sementes compradas, e tudo dentro do planejado.
Agora, o algodão que iniciamos, foi com sonhos e promessas que recebemos de um plantio sem grandes dissabores. É verdade, sempre otimistas que somos, e realmente é assim que devemos ser.
Cotton Wrap e a cotonicultura
A Cotton Wrap está muito otimista de que este será um grande ano, com produções altas e qualidade satisfatória, seguindo ao lado dos cotonicultores. Temos a certeza de que a escolha da melhor semente para sua região foi feita e, no mais, é enfrentar as dificuldades corriqueiras do ano.
Estamos confiantes de que chegarão ao final com todas as áreas semeadas e o cultivo se desenvolvendo conforme o planejado, até que chegue novamente o momento da colheita e a Cotton Wrap estará preparada para atender com o rolinho para algodão de excelente qualidade técnica, com a mais elevada tecnologia e o mais preparado corpo técnico de todo o Brasil.
Em qualquer momento da colheita, não importa a distância, nossas aeronaves estarão à disposição para chegar o mais rápido possível em sua fazenda para lhe atender.
Não queremos somente vender o Cotton Wrap, mas solucionar e atender todas as suas necessidades no que se refere aos rolinhos de algodão.
Abrangência
O Cotton Wrap atende as principais colheitadeiras que temos no Brasil e não importa os modelos, sejam as mais antigas ou as mais modernas que estão chegando, com RFID ou não, atendemos a todos, com excelência.
Fale com um de nossos técnicos e não deixe de conhecer. Acesse nosso site e seja você também nosso parceiro e usuário: www.cottonwrap.com.br. Participe, também, da nossa campanha https://vouderam.com.br/ A cada cinco pallets adquiridos no mesmo CPF, você ganha um cupom para concorrer.
Brasil é o segundo maior exportador mundial de algodão
Unindo sustentabilidade, tecnologia e qualidade, o algodão brasileiro vem se mostrando altamente competitivo, ganhando cada vez mais força entre os compradores internacionais. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), por meio do Projeto Setorial Cotton Brazil, realizaram diversas ações nos últimos anos que ajudaram a desenvolver novos mercados e reforçaram a imagem de um algodão responsável no comércio exterior.
Segundo dados da ABRAPA, o Brasil ocupa a segunda posição do ranking das exportações, fornecendo 20% de todo o algodão exportado no mundo. É o sétimo maior setor de saída do agronegócio brasileiro em termos de valor: foram cerca de 1,68 mil toneladas de pluma exportadas no ano comercial de 2021/2022, gerando uma receita de US$ 3,2 bilhões.
O mercado asiático importa 99% da produção brasileira, com China (27%), Vietnã (16%), Turquia (13%) e Bangladesh (12%) sendo os principais destinos, seguidos do Paquistão, Indonésia, Malásia, Coreia do Sul, Índia e Tailândia.
E investimento em pesquisa de ponta não falta para tornar a cotonicultura brasileira a melhor do mundo. “Por meio de pesquisa, tecnologia, genética, manejo de campo e equipamentos de verificação laboratoriais precisos, a cada ano temos melhorado a nossa qualidade. Hoje podemos dizer que somos compatíveis com os melhores algodões do mundo, com produção em larga escala”, explica o diretor de relações internacionais da ABRAPA, Marcelo Duarte.
Cotton Brazil
Junto com a ABRAPA, a ApexBrasil executa o Cotton Brazil, programa que promove o algodão brasileiro internacionalmente e apoia as produtoras algodoeiras a alcançarem mercados estrangeiros.
Dados da Agência apontam que as exportações do setor alcançaram US$ 3,4 milhões até novembro de 2022, um crescimento de 15% ao mesmo período do ano passado. Mais de 70% desse valor de exportação foi de empresas apoiadas pelo Projeto.
Somente em 2022, foram realizadas três missões prospectivas de produtores aos países importadores e uma missão de visita de compradores a fazendas, laboratórios e algodoeiras brasileiras. A analista da Gerência de Agronegócio da ApexBrasil, Rafaela Albuquerque, destaca que instalação do escritório do Projeto in loco foi fundamental para o estreitamento das relações comerciais com os países asiáticos e o para o fortalecimento da imagem internacional do setor.
Selo de sustentabilidade
Em 2012, a ABRAPA desenvolveu uma iniciativa para certificar o algodão brasileiro atendendo às diretrizes internacionais de sustentabilidade. Trata-se do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que permite a rastreabilidade da origem do produto através da tecnologia de Blockchain.
Isso permite ao consumidor um fácil acesso ao conhecimento do processo completo, desde o plantio do algodão certificado até a venda do produto final, por meio da leitura de um QR Code em uma etiqueta “SouABR”.