18.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiNovos filmes de 7 camadas - Longa duração do anti-gotejamento e fácil instalação

Novos filmes de 7 camadas – Longa duração do anti-gotejamento e fácil instalação

Milios Dimitris

Gerente de Exportação da Plastika

milios@plastikakritis.com

 

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

Uma extensa pesquisa na indústria de plásticos resultou em filmes plásticos com características especiais para melhorar as condições de crescimento, desde que o tipo de filme certo seja escolhido para a área específica e a cultura. Ainda assim, a Plastika Kritis viu que os produtores poderiam ganhar muito mais por meio de um melhor gerenciamento de umidade na estufa e uma instalação rápida, simples, econômica e segura do novo plástico para estufas com cobertura dupla inflada.

A partir de 2015, a Plastika Kritis começou a operar uma linha de extrusão de 7 camadas, com um design único, baseado em um conceito inovador que foi desenvolvido pelo seu próprio departamento de engenharia. Os filmes de 7 camadas ganharam terreno, pois incorporam tecnologias inovadoras que são aplicadas pela primeira vez e trazem um valor verdadeiro para os usuários finais.

Demanda

Um grande interesse tem sido experimentado, em particular para os seguintes produtos:

ðFilme para estufas EVO AC:as diferenças de temperatura nos dois lados do filme resultam em condensação de água na superfície interna. A condensação diminui a luz disponível e retarda o crescimento, enquanto as gotículas criam condições para o desenvolvimento de doenças fúngicas.

O principal método para reduzir as gotículas de água em filmes plásticos é com aditivos anti-gotejamento (AG). No entanto, estes aditivos atuam migrando para a superfície da película e desaparecendo gradualmente. Sendo assim, os filmes perdem a sua propriedade anti-gotejamento.

Mesmo os melhores filmes anti-gotejamento perdem esta propriedade depois de 1,5 – 02 anos. Uma questão conhecida dos filmes anti-gotejamento é que sob certas condições, geralmente ao sol e ao amanhecer, quando a temperatura do ar cai abaixo do ponto de orvalho e o ar fica saturado a 100%, é formada uma neblina dentro da estufa que corta a luz disponível e causa condensação nas plantas, causando doenças que requerem tratamentos com pesticidas.

Para controlar a formação de névoa, a estufa tem que ser aquecida e/ou ventilada, aumentando o custo de operação, enquanto muitas estruturas de estufa não são aquecidas ou não podem ser adequadamente ventiladas. A indústria de filmes plásticos utiliza aditivos anti-névoa para prevenir ou reduzir a formação de nevoeiro, o que, no entanto, nem sempre é eficaz.

Os filmes para estufas da Plastika Kritis com 7 camadas, EVO AC, são feitos com uma nova tecnologia que resulta para um efeito anti-gotejamento e anti-embaciamento que dura muito mais tempo. Especialmente em climas muito frios onde o anti-gotejamento clássico e soluções anti-névoa muitas vezes não conseguem realizar,o EVO AC tem demonstrado grande eficácia.

Esta tecnologia anti-gotejamento e anti-névoa de longa duração permite aos agricultores profissionais manter seus filmes por mais tempo, pois não sofrerão com a perda precoce dessas importantes propriedades.

ð Filme para estufa EVO2: produtores de alta tecnologia com estufas de cobertura dupla inflada estão preocupados com o alto custo de instalação, substituição do filme e como cumprir os padrões de segurança necessários.

O intensivo departamento de pesquisa e desenvolvimento na Plastika Kritis, juntamente com as capacidades de sua nova tecnologia de 7 camadas, tornou possível desenvolver EVO2, um filme laminado para estufas com cobertura dupla inflada que permite cobrir uma estufa de uma única vez.

EVO2 AC é, na verdade, um único filme de 7 camadas que facilmente se separa em dois filmes diferentes, introduzindo ar entre as suas camadas, depois que o filme foi colocado e firmemente preso na estufa.

A tecnologia permite um ganho de tempo e custo de instalação, sendo mais seguro para a equipe de instalação. Também torna possível cobrir uma estufa com cobertura dupla inflada, mesmo durante dias com certo nível de vento.

EVO2 também pode ser equipado com a tecnologia AC da Plastika Kritis para que a camada interna tenha propriedades duradouras anti-gotejamento que não causem névoa.

Plastika Kritis também possui filme para estufas difusores de luz, antivírus, térmicos e antiestéticos. Com os plásticos 7 camadas também conseguimos nos diferenciar com os barreiras para silagem e as geomembranas e fornecemos os mulching para cobertura de solos.

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnicas que têm dado certo na cultura da batata

  Joaquim Gonçalves de Pádua Engenheiro agrônomo, doutor em Produção Vegetal e pesquisador da EPAMIG padua2008@gmail.com Thais Helena de Araújo Engenheira agrônoma Antes da prática da amontoa da batata, que...

Organominerais beneficiam a cafeicultura

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo edoutorando em Produção Vegetal, ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma e doutora em Produção Vegetal, ICIAG-UFU robertacamargoss@gmail.com José Geraldo Mageste Doutor e professor...

Maior feira de irrigação da cafeicultura será realizada em Araguari, MG, de 21 a 23 de março

Fenicafé contempla o XIX Simpósio de Pesquisa de Cafeicultura Irrigada, a XX Feira de Irrigação de Café do Brasil e o XXII Encontro Nacional...

FMC inova com soluções biológicas

  Há 15 anos a FMC participa da Hortitec, uma vitrine para apresentar inovações e lançamentos em HF. Para controlar os nematoides, os visitantes conhecerão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!