21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasNutrição de solo eleva a produtividade da soja em 3,2 sc/ha

Nutrição de solo eleva a produtividade da soja em 3,2 sc/ha

Fortalecendo a presença em São Paulo, Mosaic Fertilizantes mostra eficiência do MicroEssentials, Aspire e K-Mag durante a Coopercitrus Expo

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados do mundo, leva para a Coopercitrus Expo (24 a 28 de julho, Bebedouro – SP) os produtos MicroEssentials, Aspire e K-Mag, que contribuem para um desempenho superior de qualidade, produtividade e sustentabilidade na sojicultura. O primeiro, por exemplo, pode resultar em um incremento médio de cerca de 3,2 sacas por hectare na soja.  

Créditos: Divulgação

“Nossos clientes têm buscado, cada vez mais, tecnologias para suas lavouras, sobretudo as que promovem maior eficiência e resultam em ganhos de produtividade e rentabilidade, aspectos que trazemos em nossas soluções e que atendem às expectativas dos agricultores. Dessa forma, os produtos de performance da Mosaic Fertilizantes, como MicroEssentials, Aspire e K-Mag, garantem que as culturas alcancem seus potenciais produtivos”, afirma Filipe Miranda, gerente de Produtos da empresa.  

Em 2022, a área dedicada à sojicultura foi de 41 milhões de hectares, que produziram 125 milhões de toneladas do grão. Segundo projeções da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para 2023 a área de plantio da cultura deve crescer 5% e reverter em uma produção 22% superior em comparação com o ano anterior. Garantir altos tetos produtivos de forma sustentável depende, também, de uma nutrição de solo completa e equilibrada. 

O MicroEssentials é composto por Nitrogênio, Fósforo e Enxofre no mesmo grânulo, essa formulação aumenta a eficiência da absorção de nutrientes do início ao fim do ciclo da cultura. Já o Aspire o único produto do mercado com disponibilidade de Boro ao longo do ciclo, suprindo a necessidade em todos os estágios de crescimento das lavouras, e atuando desde o início do desenvolvimento das plântulas até o florescimento e enchimento de grãos. Por fim, o K-Mag tem em sua composição Magnésio, Enxofre e Potássio, além de baixo teor de Cloro e alta solubilidade; assim, além de proporcionar lavouras homogêneas e sadias, assegura o enchimento de grãos e o desenvolvimento de frutos e colmos.  

Além do aumento de produtividade e a potencialização da área de plantio, os produtos de performance da Mosaic Fertilizantes contribuem para a redução do impacto ambiental. Ambas as soluções reforçam a estratégia ESG da empresa, e seu compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS) da ONU (Fome Zero e Agricultura Sustentável).  

Fidelidade ao produtor rural  

Os visitantes da Coopercitrus Expo também podem aproveitar para se cadastrar no programa de fidelidade da Mosaic Fertilizantes, o NutriVantagens, e ganhar brindes exclusivos. A promoção do cadastro reforça o empenho da empresa em estar cada vez mais próxima de seus clientes e ampliar os benefícios oferecidos.  

Desafio Soja  

Ao usarem formulações de alta performance da Mosaic Fertilizantes, sojicultores de Itapeva (SP) e Nepomuceno (MG) elevaram a produtividade de suas lavouras em mais de 100% na safra 2022/2023. Os resultados foram confirmados na última edição do Desafio Nacional da Máxima Produtividade de Soja, do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), que teve mais de 6.500 inscritos e realizou cerca de 750 auditorias.  

O campeão nacional da categoria Cultivo Irrigado, de Itapeva (SP) colheu 111,75 sacas/hectare (sc/ha) de soja no período. A produtividade média no Estado é de 58,15 sc/ha, enquanto no Brasil é de 57,41 sc/ha, ou seja, o crescimento da produção chegou a até 95%. Na categoria Cultivo Sequeiro, o agricultor de Nepomuceno (MG) teve uma produtividade de 134,46 sc/há, 134% superior à média das lavouras mineiras (60,15 sc/ha) e nacionais (57,41 sc/ha). 

ARTIGOS RELACIONADOS

As decisões de produção devem começar com o mercado de destino

Franco Borsari Engenheiro agrônomo e diretor geral da Green Has do Brasil Nutrição Vegetal Ltda   O aumento da produtividade agrícola para alimentar a crescente demanda da...

Aminoácidos e a nutrição de plantas

  Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em produção Vegetal e doutorando em Agronomia - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) fabianopacentchuk@gmail.com Criz Renê Zanovello Engenheiro mecânico emestrando - Unicentro isandini@hotmail.com Luana Karolline...

Aminoácidos são essenciais à produção de feijão

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Fertirrigação – Água e nutrição na mesma operação

A irrigação localizada por gotejamento é considerada como a aplicação de água no solo em área e profundidade restritas e com maior frequência. Essa prática normalmente não molha a totalidade do solo; utiliza pequenas vazões sob baixa pressão; é aplicada junto ao sistema radicular das plantas; necessita de maior frequência de aplicação para manter o nível de umidade no solo elevado; forma bulbos molhados no solo ou faixas úmidas, onde são cultivadas as plantas. A irrigação por gotejamento usa vazões, em seus emissores de água ou por metro linear, não superiores a 16 L/h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!