26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasNutrição do solo dos cafezais aumenta produtividade e rentabilidade

Nutrição do solo dos cafezais aumenta produtividade e rentabilidade

Agricultores de Minas Gerais buscam adubação equilibrada, que gera elevação da qualidade dos grãos e da bebida.

De olho na demanda dos cafeicultores de Minas Gerais por soluções que promovam acréscimos de rentabilidade e melhor uso do solo, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, ampliou a oferta de K-Mag, solução que tem resultado em incrementos médios de até 3,3 sacas por hectare nos cafezais.

Créditos: Pixabay

Trata-se de um adubo com formulação exclusiva que apresenta notável aumento de produtividade, sendo desenvolvido pela Mosaic Fertilizantes pensando na necessidade dos cafezais e dos cafeicultores. “Além da alta de produtividade, os produtores rurais também estão em busca de elevar a qualidade dos grãos, uma vez que a excelência da bebida final tem se traduzido em atrativa rentabilidade”, comenta Flávio Bonini, gerente de Serviços Técnicos da Mosaic Fertilizantes.

Por conter três nutrientes altamente solúveis – magnésio, enxofre e potássio – e baixo teor de cloro, as adubações com K-Mag resultam em lavouras mais homogêneas e saudáveis, com enchimento de grãos e desenvolvimento de frutos mais sadios. “Cuidar bem da saúde solo é uma das principais formas de atingir níveis de excelência em qualidade de café. A nutrição equilibrada, aliada as melhores práticas de manejo da cultura, permite com que a planta tenha à disposição nutrientes importantes para produção de compostos que dão sabor e aroma ao café, influenciando diretamente na qualidade da bebida”, explica Bonini.

Quando em concentrações adequadas, o magnésio se torna essencial para a fotossíntese, absorção de fósforo e tolerância da planta a estresse. Quando o solo apresenta deficiência de magnésio, o desenvolvimento da lavoura é comprometido, com impactos na absorção de água e nutrientes, reduzindo a produtividade da cultura e a qualidade dos grãos de café.

Outro nutriente ofertado pelo fertilizante K-Mag é o enxofre, que atua no aumento do teor de cafeína nos grãos, contribuindo para a qualidade da bebida. O potássio também contribui com o enchimento dos frutos e regula a troca de gases e a perda de água ao ambiente, garantindo que a planta esteja sempre hidratada na medida correta.

“A demanda de nutrientes de uma lavoura deve ser plenamente atendida para alcançar produtividade elevada e maior resistência a estresses climáticos, hídricos e de doenças. Um elemento essencial não pode ser substituído por outro, e a deficiência ou ausência de algum nutriente certamente impactará negativamente na produtividade do cafezal”, afirma Bonini.

ARTIGOS RELACIONADOS

Variedade de feijão viabiliza colheita mecanizada

Filipe Chaves Moreira Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), bolsista de iniciação científica da EPAMIG e membro do Núcleo de Estudos em...

Novo modelo distribuidor de adubo orgânico garante maior economia para o produtor

Equipamento foi desenvolvido pela Piccin Implementos Agrícolas e confere inúmeros benefícios Aumentar a produtividade é o objetivo de grande parte dos produtores em todo o...

Perspectivas para os biológicos

De acordo com dados da CropLife Brasil, entidade que reúne as empresas fabricantes ...

Grupo Melitta inaugura fábrica em Varginha, Minas Gerais

Com investimentos de mais de R$ 40 milhões, a nova planta vai suportar o crescimento das marcas de café da empresa no mercado nacional O...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!