20.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 15, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiO boro e sua influência na cultura da batata

O boro e sua influência na cultura da batata

Nilva Teresinha Teixeira

Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL)

nilva@unipinhal.edu.br

 

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

O boro (B), que está na constituição das plantas e dos animais, deriva dos minerais que constituem as rochas (que formaram o solo). A origem do boro no solo deve-se, principalmente, à turmalina, mineral que, após se decompor, produzboratos e ácido bórico.

Entretanto, a fonte principal para as plantas é a matéria orgânica. O boro ocorre no solo ligado à matéria orgânica, fixado pelos minerais de argila, adsorvido às partículas do solo e solúvel em água (que é absorvida pelas plantas). Um ótimo extrator de solo (para avaliação de sua disponibilidade às plantas) é a água fervente.

Absorção

As plantas absorvem o boro nas formasde ácido bórico ou borato. A redistribuição do referido elemento nas plantas é muito pequena. Em algumas espécies, especialmente aquelas que produzem muitos poliois, o boro se liga a tais compostos formando complexos mais solúveis, que assim se movem nas plantas (dos órgãos mais velhos para os mais novos).

O boro é um nutriente que, embora seja exigido em pequenas quantidades,exerce importantes funções nas plantas.Trata-se de elemento fundamental na formação da estrutura das plantas. As paredes celulares dos vegetais são constituídas basicamente de pectato de cálcio, formado pela reação entre ácido péctico e cálcio.

Atuação nas plantas

Para formar o ácido péctico há necessidade do boro que, então, é importante na estruturados tecidos vegetais. O boro altera as propriedades mecânicas das paredes celularese membranas, principalmente na fase de crescimento. Há relação estreita entre a nutrição de boro com a parede celular – cerca de 90% do referido elemento da célula estão presentes nessa estrutura.

Além disso, o boro é importante para a formação dofitohormônio ácido indolilacético (AIA).Na formação deAIA, que promove a divisão celular. Há um precursor, o aminoácido triptofano, em cuja síntese o boro é indispensável, sendo um inibidor e ativador enzimático importante.

Como exemplo de tal função, pode-secolocar o papel na regulação do metabolismo de açúcar. Quando falta boro se estimulaa formação de pentoses e fenóis (tais compostos, em deficiência ou excesso, podem prejudicar as plantas).

Participa, ainda, da síntese de proteínas e ácidos nucléicos, sendo o principal transportador desses compostos para os diversos órgãos das plantas, incluindo a raiz, e auxilia no transporte dos carboidratos dentro da planta.

Enfim, o boro compõe a membrana celular, atua no transporte de açúcares via floema, participa da divisão, diferenciação e elongação celular e tem papel na fecundação e germinação do grão-de-pólen.

Aumenta, ainda, a absorção de P, Cl e K por meio do sistema radicular, inibe a formação de amido e atua no metabolismo e transporte de carboidratos até os órgãos de reserva. Além disso, os metabolismos do RNA e do AIA (Ácido Indolilacético Acético) são mediados pelo B; que também participa da respiração, da fixação de N2 e da diminuição da toxicidade de Al.

O boro beneficia o enraizamento, o desenvolvimento vegetativo e a formação de tubérculos - Crédito Ana Maria Diniz
O boro beneficia o enraizamento, o desenvolvimento vegetativo e a formação de tubérculos – Crédito Ana Maria Diniz

Falta ou excesso de boro

Devido à imobilidade do boro, na maioria das espécies vegetais os sintomas de deficiência aparecem primeiro em tecidos novos em crescimento, tais como: meristemas, folhas mais novas, flores,pólen, fruto e raízes.Jáa toxidez manifesta-se inicialmente em folhas velhas.

A deficiência provocadeformações dos órgãos mais jovens (folhas e frutos), internódios curtos, superbrotamento, dilaceramento de folhas e rachaduras (de frutos, tubérculos e raízes) e morte de tecidos. Já a toxidez se manifesta por amarelecimento e necrose (da base das folhas para o ápice).

Manejo

Quando necessário, o fornecimento de boro às culturas pode se dar via solo ou foliar. A aplicação via solo tem efeito mais duradouro: corrige-se o “prato“ das plantas, enquanto as raízes são a “boca“ das plantas.

Ainda, como já referido, o elemento em questão é praticamente imóvel nos vegetais (na maioria das espécies), o que faz comque o boro que foi absorvido na ocasião da aplicação foliar não seja redistribuído para os órgãos mais jovens, o que exige repetir a adubação ao longo do ciclo.

Agora, a adubação foliar tem o seu papel: as respostas são mais rápidas, emprega-se menor quantidade de fertilizante (comparando-se com o uso via solo) e o custo pode ser minimizado ao se associar com defensivos.

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro 2015  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição do cafeeiro – Adubação começa com análise do solo

  Ramiro Machado Rezende Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Fitotecnia, consultor técnico e professor do curso de Agronomia na Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) ramiromr@globo.com   A análise de...

Irrigação garante florada do maracujazeiro

João Batista Ribeiro da Silva Reis Engenheiro agrícola, doutor em Irrigação e Drenagem e pesquisador da EpamigNorte jbrsreis@epamig.br   O maracujazeiro é uma planta frutífera que responde bem...

Controle eficiente de pectobacterium em alface com Mulching

Autores Samara Moreira Perissato samaraperissato@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Engenheiros agrônomos, mestres em Produção Vegetal e doutorandos em Agronomia - UNESP/FCA Roque de Carvalho...

Nutrisafra – Fertilizantes de alta performance

O lançamento ficará por conta do Ecofós, um adubo para plantio e fosfatagem. Seu diferencial é a composição do fósforo em três formas químicas diferentes, garantindo a disponibilidade desse nutriente, parte de forma rápida e parte de maneira gradual, além de ser rico em matéria orgânica, microrganismos e aminoácidos. Atua nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, com efeito bioestimulante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!