19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 20, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBovinosO que o produtor precisa saber sobre inoculante de silagem

O que o produtor precisa saber sobre inoculante de silagem

Uma silagem de qualidade pode impactar positivamente no consumo e desempenho dos bovinos de leite e corte.

Crédito Nutricorp

 Osvaldo Sousa
Zootecnista e Coordenador Técnico da Nutricorp
Nathaly Carpinelli
Coordenadora Técnica da Nutricorp

Qual a orientação para confecção de uma silagem de qualidade e os principais cuidados durante o manejo?

Precisamos entender que o processo de ensilagem é multifatorial, pois envolve muitas etapas. Dessa forma, torna-se essencial entender o processo e seus pontos críticos dentro de cada propriedade. Resumidamente, é preciso cortar a forragem no ponto certo de maturidade de matéria seca, picar, compactar (remover o ar) e vedar o material. Todas essas etapas exigem muitos cuidados e além disso, destacamos a importância de utilizar um inoculante de qualidade, que permita a queda mais rápida do pH e não deixe espaço para proliferação de microrganismos indesejáveis, como os clostrídios.

Por que é indicado eliminar o ar do silo rapidamente?

Imediatamente após a ensilagem, as enzimas vegetais e os microrganismos (que usam o oxigênio presente no ar) ainda estão ativos. De forma natural, eles tendem a utilizar alguns dos açúcares necessários para a fermentação da silagem, degradando algumas proteínas vegetais. Além disso, com presença de oxigênio, as leveduras e bolores que causam deterioração aeróbica crescem e se multiplicam rapidamente. Quando o oxigênio é eliminado, as enzimas são inativadas, os bolores formam esporos inativos e as leveduras param de se multiplicar. Quanto mais o oxigênio estiver disponível inicialmente, maior o número de açúcares que serão desperdiçados e proteína degradada. Em resumo, esses organismos são capazes de quebrar as proteínas e provocar a queda do valor nutricional do alimento e ainda produzir alguns metabólitos nutricionais secundários que podem impactar no consumo da silagem.

O que uma silagem com fermentação indesejada pode desencadear?

Uma fermentação “demorada”, abre portas para o desenvolvimento de microrganismos, como comentamos acima. Essa fermentação, provoca um odor fétido, devido aos metabólicos secundários, como: putrescina e cadaverina. Por isso, é fundamental fazer todo o processo bem feito, através do uso de tecnologias como inoculantes adequados para se ter uma queda rápida e eficiente do pH e, assim, conservar, perder menos matéria seca e aumentar a qualidade do alimento oferecido ao rebanho. Neste sentido a Nutricorp recomenda a linha Ecosyl.

Como uma silagem de qualidade pode impactar o rebanho?

Quando falamos em silagem de qualidade, através do uso de tecnologias como os inoculantes, falamos diretamente de manejo com capacidade de melhora do desempenho animal, tanto de corte como de leite. Isso porque, basicamente, ao conservar o alimento de maneira adequada, o consumo dos animais aumenta, resultando no maior desempenho dos animais. 

Qual a importância de usar um inoculante de silagem?

Mesmo as melhores forragens tendem a ter um número relativamente baixo de bactérias ácido lácticas, sendo que essas são as mais indicadas para estabelecer uma fermentação rápida e eficiente. Dessa forma, indicamos a utilização de um inoculante eficaz e de boa qualidade, com objetivo de dominar o processo de fermentação. Isso vai resultar na queda mais rápida de pH e fermentação mais eficiente com açúcares residuais mais altos, uma maior proporção de ácido láctico, menor degradação de proteína e menores perdas de matéria seca.

Sobre o Inoculante Ecosyl

O Ecosyl é considerado o inoculante mais testado do mundo, pois possui mais de 200 estudos em fermentação, 28 estudos em recuperação de matéria seca (MS), 26 estudos de digestibilidade, 16 estudos em bovinos leiteiros e 19 estudos em bovinos de corte. Os estudos são conduzidos em parceria com universidades, fazendas e instituições de pesquisa, como por exemplo a Universidade de Delaware (Estados Unidos), Teagasc (Irlanda) e Fazenda Escola Gelli Aur (Reino Unido). Diferentemente de outros produtos do mercado, o Ecosyl não necessita de cepas auxiliares para iniciar o processo de fermentação, pois atua em um amplo range de temperatura, pH e matéria seca. Além disso, pode ser utilizado em várias culturas e condições de ensilagem, por possuir cepa bacteriana de elite única. Através de processo contínuo de produção, a tecnologia Ecosyl seleciona somente bactérias em alta performance para compor o produto, ou seja bactérias no estágio ótimo de multiplicação. Esta seleção criteriosa faz com que as bactérias presentes no Ecosyl comecem a atuar na forragem assim que aplicada, ou seja, desde a colheita até a abertura do silo.

Sobre a Nutricorp A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa. http://www.nutricorp.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Abertura da Femec terá presença do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega

Palestra do economista será dia 22 de março, às 10 horas, no Parque de Exposições Camaru O ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, fará a...

Abertura da Femec terá presença do ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega

Palestra do economista será dia 22 de março, às 10 horas, no Parque de Exposições Camaru O ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, fará a...

Fazendas de cria: suplementação mineral

Corrigir as deficiências nutricionais, comuns no regime de pastagem, permite exprimir maior potencial produtivo aos animais

Agro10X na Fazenda com Nelore Bhavnagar

Bhavnagar: Como os acasalamentos tem apoiado os programas de melhoramento genético na Raça Nelore

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!