27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasFácil de plantar, a couve é uma ótima opção de alimento saudável

Fácil de plantar, a couve é uma ótima opção de alimento saudável

A couve é uma grande aliada na busca pela alimentação saudável, podendo ser utilizada na composição de vários pratos de forma crua, in natura, refogada, cozida, em saladas, caldos e sopas.

Crédito Luize Hess

Tipo de planta herbácea, a couve além de ser uma hortaliça com uma ótima quantidade de ômega 3, vitamina A e vitamina C, é uma variedade de fácil manutenção e desenvolvimento, podendo ser cultivada em todas regiões.  Tem como benefício a longevidade na colheita, além de possuir uma ótima aceitação de mercado e demanda.

A couve é uma grande aliada na busca pela alimentação saudável, podendo ser utilizada na composição de vários pratos de forma crua, in natura, refogada, cozida, em saladas, caldos e sopas. Já como bebida, ela é excelente em sucos detox, devido a sua alta quantidade de fibras e nutrientes.

Se você quer começar a plantar essa hortaliça em casa, confira algumas dicas que a Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção de sementes na ISLA Sementes, separou para ajudá-los nessa tarefa:

Espaço

A couve pode ser plantada por meio de mudas. Para isso, é importante adquirir sementes de qualidade, onde terá garantia de germinação e vigor. Para produzir as mudas, pode-se utilizar bandejas específicas, sementeiras ou recipientes pequenos, utilizando um substrato de qualidade, com boa drenagem, fazendo o semeio de uma ou mais sementes por célula. É importante também escolher um local onde haja uma boa incidência de luminosidade ao longo do dia.

Clima

Assim como escolher o espaço em que será plantada a couve, a escolha da época de semeio também é importante para que a planta se desenvolva nas mais adequadas condições climáticas, sendo ela em clima mais ameno, como no outono-inverno, apesar de que, em algumas regiões é possível o cultivo o ano todo. 

Profundidade e transplantio

A profundidade de plantio deve ser de 0,5 cm. Em caso de ter feito o semeio de mais de uma semente por célula, ao iniciar a germinação, requer realização de um raleio de modo a deixar apenas uma planta. Quando as mudas estiverem com bom desenvolvimento radicular e porte médio de 10 cm, fazer o transplantio para local definitivo. 

Ao fazer o transplantio, siga as recomendações de espaçamento mais adequado para seu desenvolvimento, sendo de 0,8 a 1 m entre linhas e 50 cm entre plantas

Adubação

Deixar a terra bem adubada é essencial para um bom crescimento da cultivar e que ela não perca os seus nutrientes.

Desenvolvimento

Após escolher o local e o tipo de semente de couve para plantar, faça o preparo do vaso ou canteiro com a terra adubada escolhida, insira as sementes e regue. 

O ciclo pode variar de acordo com a época e condições climáticas. Em média de dois a três meses após o transplantio iniciam-se as primeiras colheitas, o que exigirá muita paciência e cuidado de quem for plantar, já que a couve precisará de rega, adubação, de atenção para não ficar em temperaturas extremas, seja ela alta ou baixa.

Variações de preço

Assim como outros alimentos, as hortaliças tendem a ter uma variação de preço de acordo com a relação de oferta e demanda. A couve é um tipo de planta que se faz possível plantio em grande período do ano, aliada a uma demanda constante, existe uma menor variação destes preços, sendo um ponto positivo ao produtor. 

Como é uma hortaliça mais perecível, essa boa aceitação do consumidor de forma generalizada, permite contornar esta dificuldade no transporte a longas distâncias, devido a possibilidade do produtor em atender demandas locais.

E aí, vamos comer melhor?

ARTIGOS RELACIONADOS

Organominerais + ácidos húmicos + algas otimizam enraizamento do tomate

Bruno Nicchio bruno_nicchio@hotmail.com Daniel Lucas Magalhães Machado danielmagalhaes_agro@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos e doutorandos em Fitotecnia - ICIAG-UFU Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, fitopatologista e doutor em Fitotecnia ernanelemes@yahoo.com.br   É crescente a demanda por...

Aminoácidos e potássio – Aplicação na fase de maturação do cafeeiro

AutoresCássio Pereira Honda Filho Doutorando em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) cassiop.honda@hotmail.com Mariana Thereza Rodrigues Viana Doutora em Agronomia/Fitotecnia marianatrv@gmail.com Otavio Vitor...

Nutrição foliar com compostos orgânicos e potássio na soja

Guilherme Lara Coordenador Técnico da Bio Soja Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja Fernando Nervis RTV da Bio Soja A soja é a cultura com maior expressão econômica...

Multitécnica – Cultivando 25 anos de soluções para o agronegócio

Comemorando 25 anos, a Multitécnica não para de inovar, e está sempre em busca de aperfeiçoamento e excelência em resultados para o campo A Multitécnica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!