25.6 C
Uberlândia
sábado, abril 26, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosO retorno pós pandemia: Uma inovação a nível nacional

O retorno pós pandemia: Uma inovação a nível nacional

De fato, a pandemia ocasionou transformações nas relações de trabalho da sociedade.

Curso de Fertilidade do Solo foi iniciado na década de 1990, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O curso possui mais de 20 edições, sendo todas coordenadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia. Nas edições, houve a participação de palestrantes renomados em suas respectivas áreas de atuação, além de discussões sobre temas, da atualidade, relacionados à fertilidade do solo. No entanto, mesmo com todo prestígio já presente no evento, foi necessário inovar. Sendo assim, no ano de 2022, dirigimos à nossa instituição uma grande responsabilidade: a promoção do Curso Nacional de Fertilidade do Solo.

De fato, a pandemia ocasionou transformações nas relações de trabalho da sociedade. Na universidade, não foi diferente. Para os estudantes se adaptarem ao chamado de “novo normal’’, as salas de aula e todo o ambiente universitário foram substituídos pelas telas de computador. Desafios? Muitos! Porém, o grupo PET Agronomia sempre foi marcado por uma palavra: Resiliência. Desse modo, em 2021, o Curso de Fertilidade do Solo foi realizado de forma remota, a fim de permanecer a tradição que é responsável por propagar conhecimento aos futuros profissionais do agronegócio e da produção mundial de alimentos.

No ano de 2022, o início das atividades presenciais ocasionou o retorno de várias expectativas. Felicidade. Alívio. Entusiasmo. Inovação. Em geral, esses eram os sentimentos que cercavam os estudantes frente ao retorno a um ambiente que é repleto de oportunidades: a Universidade. Nesse contexto, o grupo PET Agronomia se sentiu motivado com o desafio de promover um evento de caráter nacional. Assim, foi realizado o Curso Nacional de Fertilidade do Solo.

O evento contou com a participação de mais de 100 participantes, tanto da instituição interna da UFLA, como, também, de instituições externas e do público em geral, que tiveram a oportunidade de aprender sobre temas relacionados à fertilidade do solo, desde os conceitos básicos até à recomendação de adubação, isso com a presença de inúmeros profissionais renomados da área.

O formato do curso no ano de 2022 foi inovador, sendo realizado palestras onlines gratuitas durante duas semanas no período da noite, com a presença de inúmeros palestrantes de diversas regiões do Brasil, além do Dr. Pedro Sanchez (University of Florida), com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube, já aos sábados tivemos a oportunidade de realizar minicursos presenciais, o qual tivemos a presença de palestrantes da instituição e também de profissionais na área, o que pode proporcionar a todos participantes uma excelente troca de ideias e conhecimento prático.

O Curso Nacional de Fertilidade do Solo – 2022 foi finalizado com a sensação de dever cumprido por ter proporcionado para a comunidade acadêmica e externa à universidade a oportunidade de se desenvolver, apreender e ter uma trocar conhecimentos com profissionais renomados na área, sendo de grande valia para a vida profissional e pessoal.

O Curso é realizado todo ano pelo Grupo PET reunindo grandes nomes para abordar sobre Fertilidade do Solo e esse ano não seria diferente. Em 2023, o Curso será realizado de forma presencial na Universidade Federal de Lavras nos dias 22, 23, 24, 25 e 27 de maio, contando com palestras noturnas e um minicurso prático. Para mais informações acesse nossas redes sociais e não perca essa oportunidade única.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ações de recuperação para o pós-crise do agronegócio

Embora inicialmente não sendo a principal preocupação, muito mais enfocada no aspecto de contágio epidemiológico, a consequente crise financeira poderá adquirir características sistêmicas de abrangência global. Mais de um terço da população mundial está vivenciando algum tipo de quarentena, e segundo a ONU, a pandemia da Covid-19 é a pior crise global desde a Segunda Guerra Mundial. Milhares de pessoas tiveram que paralisar seus comércios, fechar as portas de lojas, fábricas e escritórios para ficarem em casa, a fim de evitar o risco de contágio.

Bahia inicia colheita de algodão da safra 2019/2020

Os produtores de algodão começam de forma gradativa a fase da colheita no Oeste da Bahia. Segundo maior produtor da fibra no Brasil, o estado deverá manter a produção em alta, com a previsão de manter o patamar de 1,5 milhão de toneladas (caroço e fibra).

Hub de inovação da BASF

Discutir o futuro em seus vários aspectos sociais, sinalizar tendências e possibilidades de ...

Campo & Negócios entra com tudo no Youtube!

Você que pediu e procurou por informações específicas sobre a realidade agrícola ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!