27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioEventosO retorno pós pandemia: Uma inovação a nível nacional

O retorno pós pandemia: Uma inovação a nível nacional

De fato, a pandemia ocasionou transformações nas relações de trabalho da sociedade.

Curso de Fertilidade do Solo foi iniciado na década de 1990, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O curso possui mais de 20 edições, sendo todas coordenadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia. Nas edições, houve a participação de palestrantes renomados em suas respectivas áreas de atuação, além de discussões sobre temas, da atualidade, relacionados à fertilidade do solo. No entanto, mesmo com todo prestígio já presente no evento, foi necessário inovar. Sendo assim, no ano de 2022, dirigimos à nossa instituição uma grande responsabilidade: a promoção do Curso Nacional de Fertilidade do Solo.

De fato, a pandemia ocasionou transformações nas relações de trabalho da sociedade. Na universidade, não foi diferente. Para os estudantes se adaptarem ao chamado de “novo normal’’, as salas de aula e todo o ambiente universitário foram substituídos pelas telas de computador. Desafios? Muitos! Porém, o grupo PET Agronomia sempre foi marcado por uma palavra: Resiliência. Desse modo, em 2021, o Curso de Fertilidade do Solo foi realizado de forma remota, a fim de permanecer a tradição que é responsável por propagar conhecimento aos futuros profissionais do agronegócio e da produção mundial de alimentos.

No ano de 2022, o início das atividades presenciais ocasionou o retorno de várias expectativas. Felicidade. Alívio. Entusiasmo. Inovação. Em geral, esses eram os sentimentos que cercavam os estudantes frente ao retorno a um ambiente que é repleto de oportunidades: a Universidade. Nesse contexto, o grupo PET Agronomia se sentiu motivado com o desafio de promover um evento de caráter nacional. Assim, foi realizado o Curso Nacional de Fertilidade do Solo.

O evento contou com a participação de mais de 100 participantes, tanto da instituição interna da UFLA, como, também, de instituições externas e do público em geral, que tiveram a oportunidade de aprender sobre temas relacionados à fertilidade do solo, desde os conceitos básicos até à recomendação de adubação, isso com a presença de inúmeros profissionais renomados da área.

O formato do curso no ano de 2022 foi inovador, sendo realizado palestras onlines gratuitas durante duas semanas no período da noite, com a presença de inúmeros palestrantes de diversas regiões do Brasil, além do Dr. Pedro Sanchez (University of Florida), com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube, já aos sábados tivemos a oportunidade de realizar minicursos presenciais, o qual tivemos a presença de palestrantes da instituição e também de profissionais na área, o que pode proporcionar a todos participantes uma excelente troca de ideias e conhecimento prático.

O Curso Nacional de Fertilidade do Solo – 2022 foi finalizado com a sensação de dever cumprido por ter proporcionado para a comunidade acadêmica e externa à universidade a oportunidade de se desenvolver, apreender e ter uma trocar conhecimentos com profissionais renomados na área, sendo de grande valia para a vida profissional e pessoal.

O Curso é realizado todo ano pelo Grupo PET reunindo grandes nomes para abordar sobre Fertilidade do Solo e esse ano não seria diferente. Em 2023, o Curso será realizado de forma presencial na Universidade Federal de Lavras nos dias 22, 23, 24, 25 e 27 de maio, contando com palestras noturnas e um minicurso prático. Para mais informações acesse nossas redes sociais e não perca essa oportunidade única.

ARTIGOS RELACIONADOS

Projeto de inovação contra contaminação de solo

IPT e Eckoslife Soluções Ambientais desenvolvem projeto de remediação de solos contaminados com utilização de esterco de aves

Por que a economia digital está transformando o Agro

Ao longo da pandemia, o Agronegócio precisou se curvar para a transformação digital ...

Controle de percevejos

Para ajudar os produtores de soja do Brasil no combate a uma das piores pragas da cultura ...

Inovações e tecnologias em pulverização

O tomateiro é uma das culturas mais acometidas por uma grande diversidade de pragas e ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!