Carla Verônica Corrêa
Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal e Metabolismo Mineral ” UNESP
Luís Paulo Benetti Mantoan
Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal – UNESP
Os fertilizantes organominerais são adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais. Em longo prazo, o produtor também reduz custos, uma vez que ele estimula a proliferação de microrganismos benéficos que irão atuar na solubilização dos fertilizantes minerais e aumentarão a taxa de mineralização, sobretudo de nitrogênio, fósforo e potássio do fertilizante orgânico, liberando mais nutrientes para as plantas.
Vantagensdos microrganismos no cultivo de HF
São muitas as vantagens dos microrganismos para o cultivo de hortifrúti. Aliás, não é exagero dizer que os microrganismos são a “vida do solo“. Entre as vantagens deles, pode-se destacar:
ðMelhora a estrutura física do solo, como sua porosidade, permitindo maior aeração e, assim, melhores condições para o crescimento do sistema radicular;
ð A presença de microrganismos benéficos favorece a redução de organismos que atuam como patogênicos ao sistema radicular, permitindo assim não apenas o crescimento do sistema radicular, mas também na formação de raízes saudáveis;
ð Muitos microrganismos, como fungos, são predadores de nematoides e contribuem para reduzir essa população, o que diminui a destruição do sistema radicular pelos nematoides;
ðA presença de maior diversidade de microrganismos propicia a formação da rizosfera, que beneficia, principalmente, a absorção dos nutrientes;
ðMuitos microrganismos atuam na decomposição de matéria orgânica, contribuindo assim para o aumento da fertilidade e estruturação do solo, permitindo maior desenvolvimento das raízes que crescem em profundidade, o que aumenta a tolerância à seca e aumenta o aproveitamento da adubação, pois ocorre absorção de nutrientes em camadas mais profundas do solo;
ð Muitos microrganismos produzem substâncias que solubilizam nutrientes essenciais para o desenvolvimento vegetal, como o fósforo;
ð Os microrganismos também produzem substâncias que atuam como quelantes, facilitando a absorção pelas plantas, principalmente, de micronutrientes.
Ação dos fertilizantes organominerais
O fertilizante organomineral é um adubo que contém os principais macro e micronutrientes necessários às plantas, proveniente de fontes minerais acrescidas de matéria orgânica, que melhoram as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, contribuem para a formação e estabilidade de agregados de solos, com alta infiltração de água e aeração.
Assim, os fertilizantes organominerais, por apresentarem em sua composição a matéria orgânica, permitemo maior desenvolvimento de microrganismos que se utilizarão dessa para a obtenção de energia necessária para o seu crescimento e multiplicação.
Assim, além desses fertilizantes atuarem como fontes de alimento, também melhoram a estruturação do solo tanto no ponto de vista químico, físico como biológico.
Resultados
Deve-se ressaltar que, pelo fato dos adubos organominerais apresentarem matéria orgânica em sua composição, permitem aumento da fertilidade do solo com o passar do tempo, devido à mineralização dessa matéria orgânica, aumento dos microrganismos, estruturação do solo mais poroso,permitindo maior desenvolvimento do sistema radicular das plantas. Isso resulta em maior área de exploração de solo e, assim, melhor aproveitamento dos nutrientes e da água.
Além disso, como há maior desenvolvimento de microrganismos benéficos, esses atuam de forma supressora a muitos microrganismos patogênicos às culturas, reduzindo a incidência de doenças, nematoides e, portanto, de custos com tratamentos fitossanitários.
Manejo
São inúmeros os fertilizantes organominerais presentes no mercado. Assim, o produtor, baseando-se na análise química do solo e da planta, deve optar pelo fertilizante que melhor atenda as necessidades de sua cultura.
A dosagem dependerá das condições de fertilidade de seu solo, informação essa obtida pela análise química de solo. A seguir são descritos alguns produtos que podem ser empregados, sendo que a época de aplicação dependerá do produto a ser empregado.
Muitos dos produtos são aplicados na denominada adubação de plantio. Como exemplo tem-se um fertilizante organomineral rico em carbono orgânico, fosfatos naturais e microrganismos, contribuindo tanto para a estruturação do solo, multiplicação microbiana e fornecimento de nutrientes essenciais às culturas.
Devido à composição com matéria orgânica, fosfatos naturais e microrganismos, possibilita a formação de microbiota (fungos e bactérias benéficos) que atuam nas reações de ciclagem de nutrientes para o bom desenvolvimento da cultura, aumentando a fertilidade do solo.