23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 27, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Destaques Organomineral melhora qualidade da cebola

Organomineral melhora qualidade da cebola

Aldeir Ronaldo SilvaEngenheiro agrônomo e doutorando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas – ESALQ/USPaldeironaldo@usp.br

Giovana CunhaEngenheira agrônoma e mestranda em Fisiologia e Bioquímica de Plantas – ESALQ/USPgiovanacunha@usp.br

No Brasil, a produção da cebola é bem distribuída em todas as regiões brasileiras, com uma produção em torno de 1.654. 546 toneladas (Conab, 2020), da qual ocupa uma posição de destaque ao lado das culturas de batata e tomate, desempenhando papel importante na geração de emprego no setor agrícola.

A adoção de práticas agrícolas eficientes ao longo do cultivo possibilita o incremento na produção, como por exemplo, a utilização de adubos organominerais, que levam ao aumento na produtividade e qualidade dos bulbos.

Mais qualidade da cebola

Os adubos organominerais são produtos com combinações de fontes orgânicas como esterco animal e fertilizante mineral. Apresenta tanto vantagens em comparação com o adubo orgânico, como maior concentração de nutrientes, quanto maior estabilidade e uniformidade.

Já os em comparação aos fertilizantes minerais, a vantagens trata-se do fornecimento de matéria orgânica. O seu uso no cultivo de cebola propicia várias vantagens, como: aumento da capacidade de retenção da água no solo, aumento da porosidade do solo, redução da densidade, melhoria da agregação e estrutura do solo, elevação da atividade microbiana e CTC do solo. Dessa forma, os bulbos apresentam maior desenvolvimento.

Além de promover um manejo mais sustentável no cultivo de cebola, o uso de adubos organominerais promove o aumento na produtividade e qualidade dos bulbos de cebolas, em virtude das melhorias no aumento da absorção de nutrientes e água. Além disso, há manutenção da qualidade química, física e biológica do solo, que resulta em uma maior capacidade de desenvolvimento das plantas de cebola, levando assim maior lucratividade ao cultivo de cebola.

Manejo

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Organomineral melhora qualidade da cebola