19.4 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoOrientação técnica e participação em feiras garantem novos mercados para agricultores de...

Orientação técnica e participação em feiras garantem novos mercados para agricultores de Minas Gerais

O pavilhão da agroindústria gerou R$ 35 mil em negócios - Créditos Maycon Augusto Fernandes
O pavilhão da agroindústria gerou R$ 35 mil em negócios – Créditos Maycon Augusto Fernandes

Produtores são orientados pela Emater-MG sobre qualidade, legislação e comercialização

Produtores rurais do Triângulo Mineiro estão conseguindo conquistar novos mercados graças à assistência técnica da Emater e à participação em  feiras promovidas na região. Um exemplo vem do município de Uberlândia. João Vieira de Aguiar Júnior é produtor de linguiça e espera aumentar as vendas após fazer novos contatos com compradores da região. Tudo graças à participação nas duas últimas edições da Femec, uma feira realizada em Uberlândia, que contou com o Pavilhão da Agroindústria Familiar, coordenado pela Emater-MG.

A primeira participação da feira, de acordo com o produtor, foi importante para divulgar o produto. “Foi uma divulgação muito boa. Ninguém conhecia o nosso produto“. Este ano, João Vieira participou novamente da Femec e o resultado superou as expectativas. Segundo ele, o valor das vendas deste ano foi seis vezes maior do que o do ano passado. “Dessa vez foi excelente tanto na parte de divulgação quanto na comercialização. Além disso, conseguimos firmar novos contratos. A feira abriu as portas do mercado para a gente“, afirma João Vieira. Por semana, João Vieira produz 600 quilos de linguiça. O principal incentivo para o produtor participar da feira veio da Emater-MG. A empresa presta assistência técnica a ele, visando a qualidade dos produtos e a comercialização dos mesmos.

Segundo a Emater-MG, o valor obtido com as venda dos produtos da agricultura familiar na Femec 2015, realizada no final de março pelo Sindicato Rural de Uberlândia, chegou a R$ 35 mil, superando o saldo do ano passado que foi de R$ 5 mil. O Pavilhão da Agroindústria Familiar reuniu cerca de 17 produtores de Uberlândia e região. Eles comercializaram diversos produtos, como queijos, requeijão, doces, quitandas, filé de tilápia resfriado, pimentas, farinhas e mel. Todos os produtores são assistidos pela Emater-MG e recebem orientações para que possam produzir produtos de qualidade. A empresa também orienta os produtores sobre a apresentação final do produto, comercialização e legislação.

Para o gerente regional da Emater-MG, Gilberto Carlos de Freitas, o aumento nas vendas neste ano se deve ao espaço voltado exclusivamente para os agricultores familiares e à qualidade dos produtos.“O crescimento do público participante da Femec e do número de empresas expositoras, aliado à qualidade e tradição dos produtos do meio rural e a criação do Pavilhão da Agroindústria, proporcionaram o aumento das vendas“, disse.

A participação dos agricultores familiares na Femec tem como objetivos estimular a comercialização dos produtos da agroindústria familiar na região e oferecer aos agricultores a possibilidade de conquistar novos clientes. “Esse momento propicia ao produtor uma grande experiência de mercado pelo contato direto com o consumidor final“, afirma a coordenadora de Bem-estar Social da Emater de Uberlândia, Patrícia Beatriz Modesto Freitas.

No Pavilhão da Agroindústria Familiar também foram oferecidos aos produtores diversos cursos e palestras. Os agricultores, por exemplo, participaram de treinamentos para a produção de tortas doces e salgadas, pimentas e molhos, quitandas, picles e conservas. Já as palestras abordaram variados temas, como produção de queijo minas artesanal, embalagem e rotulagem de produtos da agroindústria familiar, boas praticas na manipulação de alimentos, gestão da comercialização, e aspectos tributários e previdenciários da agroindústria familiar rural. “ O Pavilhão da Agroindústria foi uma iniciativa muito positiva, pois reuniu em um só lugar, diversas oportunidades para as famílias rurais“, afirmou a extensionista de Bem Estar Social, Aurea Mundim,  responsável pelos treinamentos oferecidos no “Pavilhão da Agroindústria” na FEMEC.

Venda de quitandas

Durante a Femec, as próprias empresas que participaram do evento adquiriram diversos produtos dos agricultores familiares. Isso foi o que fez a Uniparts, uma concessionária de máquinas agrícolas.  A empresa contratou os serviços de um grupo de quitandeiras para servir um café para os seus clientes, com bolos, biscoitos e pão de queijo. “Os produtos do grupo são de primeira. Os clientes gostaram muito. Se houver uma próxima oportunidade, nós contrataremos outra vez os serviços do grupo“, disse o diretor Comercial da Uniparts, Valdeir Inácio de Paula.

O gerente da Emater-MG ressaltou a importância da feira para agricultura familiar. “A Femec é uma oportunidade extra de comercialização e divulgação dos produtos das agroindústrias. Os produtos são comercializados durante a feira, bem como são iniciadas oportunidades de comercialização pós-feira“.

ARTIGOS RELACIONADOS

Benefícios das algas marinhas para folhosas

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Komatsu lança a PC 130 para o segmento florestal

Ideal para o primeiro e segundo desbaste, a máquina possui sistema específico para a área florestal, facilitando o gerenciamento de dados (entrada e saída)...

KFC vai lançar copo de café comestível que cheira grama e tem gosto de chocolate

Se você não é um fã do famoso Double Down do KFC ou o even-Grosser Double Down cachorro-quente, não se preocupe! KFC no Reino...

Algas reduzem estresse na melancia

  Eduardo Suguino Pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Polo Centro Leste, Ribeirão Preto (SP) e-mail: esuguino@apta.sp.gov.br Não existem muitos trabalhos com resultados disponíveis sobre...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!