20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasOs cultivos mais indicados no cenário brasileiro

Os cultivos mais indicados no cenário brasileiro

Conheça quatro cultivos rentáveis para o Brasil e saiba as especificidades de cada um deles

Os fatores que envolvem a rentabilidade de um cultivo agrícola são variados, incluindo desde valores de produção até condições climáticas adequadas. Pensando nesses indicadores, um que se sobressai é a produtividade por hectare, isso porque esse termômetro refere-se à quantidade de produtos que podem ser considerados vindouros em uma determinada porção de terra.

É importante considerar também uma seleção de culturas adaptadas no momento de decidir quais passos serão tomados no cultivo, além de visualizar a demanda do mercado e analisar as condições climáticas e a viabilidade econômica, sem deixar de verificar as inovações tecnológicas que surgem ao longo dos anos. Além disso, alguns cultivos são mais rentáveis que outros no Brasil.

Algodão

Por se tratar de uma demanda global, bem como com um custo aceitável em sua produção, o algodão é bastante utilizado pela indústria têxtil, o que o torna um cultivo elementar e passível de diversos ganhos, tanto na indústria citada quanto na alimentação animal, na produção de óleo vegetal, entre outros.

Vale ressaltar, no entanto, que se trata de um cultivo delicado, uma vez que requer atenção às quantidades significativas de água, assim como ao propício de condições climáticas exigentes para desenvolvimento do produto.

 Soja

Um dos índices relevantes de frequência anual, calculado por meio da produção agrícola municipal e também por preços recebidos pelos produtores, é o Valor Bruto da Produção. Pensando nisso, a soja é o produto de maior contribuição para esse índice, e sua relevância ocorre porque sua produção é vasta e possui um cultivo que não requer tantas variáveis.

Trata-se de um cultivo que se adapta facilmente a diferentes solos e climas, com demanda até mesmo internacional. O Brasil figura como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de soja.

Café 

O Brasil é conhecido por sua vasta produção de café, isso porque, além de ser de suma importância para a economia do país, somos um dos principais exportadores da commodity para o mundo. Cerca de um terço da produção mundial provém do Brasil. A produção requer especialização, bem como atenção aos processos que envolvem sua comercialização pós-produção. 

Um dos motivos pelos quais o café é um dos cultivos mais rentáveis para o Brasil são as condições climáticas e geográficas favoráveis; a região do Cerrado, sul de Minas, Mogiana e norte do Paraná são algumas das regiões que possuem os pré-requisitos de clima ideais para produção desse cultivo.

 Milho

Juntamente da soja, o milho aparece como um dos principais produtos do agronegócio, pois é amplamente utilizado na indústria alimentícia do Brasil. Seu ciclo produtivo é considerado rápido, uma vez atestada a qualidade do solo. Trata-se de um cultivo com diversos fins, e até mesmo em alguns tipos de vodka o milho está presente.

Isso porque é uma das matérias-primas que podem ser utilizadas na composição desses destilados, aliando-se a outros ingredientes, tais como grãos, uvas e até mesmo batatas. O envolvimento desse item para produção de diversos tipos de vodka não é uma prática somente brasileira, também é feita em diversas partes do mundo. 

A rentabilidade desses cultivos pode variar ao longo do tempo, assim como novas possibilidades podem surgir com o passar dos anos. No Brasil, trata-se de uma indústria cujo desempenho econômico é vital para o país; por isso, é imprescindível manter-se atualizado para conhecer os cultivos mais rentáveis.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alta dos defensivos agrícolas exige maior atenção nas aplicações e nos custos de produção

Aumentos de preço entre 70 e 126% exigem melhoria na eficiência do uso e implementação de corretas tecnologias de aplicação.

Qual a importância da irrigação na integração lavoura-pecuária-floresta?

  Por Everardo Mantovani - Professor Titular DEA-UFV e Sócio e Consultor da Irriger “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas“. Esta...

Cultivo de alface em telado – Baixo custo e alta eficiência

Mônica Bartira da Silva monica.bartira@gmail.com Marla Silvia Diamante Luan Fernando Ormond Sobreira Rodrigues Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia/Horticultura, UNESP-Botucatu Santino Seabra Junior Doutor em Agronomia e professor da Universidade...

Adubação foliar do amendoim sob estresse provocado por herbicidas

Flávio Reigadas Engenheiro agrônomo e RTV da Brandt do Brasil A cana-de-açúcar faz parte da paisagem agrícola brasileira desde o período colonial, quando o foco...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!