24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasOvinocultura do Oeste é destaque mundial

Ovinocultura do Oeste é destaque mundial

Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec) mostrou resultados nessa sexta (16).

O ramo da ovinocultura vem crescendo em Santa Catarina, com destaque para a região Oeste. Focado no desenvolvimento de micro e pequenas propriedades rurais, o Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec) realiza assessorias por meio de parceria entre o Sebrae/SC e as Prefeituras dos municípios atendidos. O resultado das ações do programa foi apresentado nesta sexta-feira (16) durante o 25º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho.

Resultado das ações do projeto Sebraetec foi apresentado nesta sexta-feira (16) durante o Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. (Foto: MB Comunicação)

A empresa Mundo da Ovelha Béé, gerida por Érico Tormem, faz parte do grupo atendido pelo Sebraetec. Em 2004, o empresário investiu na ovinocultura leiteira e hoje é referência no Estado na produção de leite de ovelha e destaque mundial com a primeira gelateria do ramo no mundo. Posteriormente, a empresa também se especializou na produção de queijos e doces.

De acordo com o consultor técnico de ovinocaprinocultura do Sebrae/SC e sócio de Tormem, Paulo Gregianin, a partir de 2006 iniciou-se o trabalho de melhoramento e seleção genética, formação de plantel e desenvolvimento de produtos. “Em 2012 expandimos para a produção de queijos, uma linha de iogurtes e a criação da gelateria Béé. Também inovamos com a nova linha de leite em póque impulsionará o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. O Sebraetec oferece suporte em diversas áreas, desde a produção e nutrição animal até a sanidade, reprodução e melhoramento genético. Agora, vamos aprofundar a parceria entre o Sebrae/SC e a família Tormem na parte de gestão e industrialização, marketing e vendas”, ressaltou.

O Mundo da Ovelha Béé foi representado também por Maiqueli Gregianin, quedestacou a importância do Sebrae/SC para o aprimoramento do trabalho na propriedade rural. “A introdução das primeiras ovelhas de leite em Santa Catarina foi um marco importante, e desde então houve um crescimento significativo nessa área. É interessante observar como a Ovelha Béé se tornou pioneira na produção de gelatos, leite e derivados. A parceria com o Sebrae/SC, por meio do Sebraetec e dos cursos oferecidos, foi fundamental para o crescimento e sucesso do negócio”, comemorou.

Adilson Bianchi trabalha há 12 anos com ovinos em Lajeado Grande e, atualmente, é proprietário de um abatedouro e um laticínio. Durante a oficina que ocorreu no estande do Sebrae/SC, o produtor participou da aula de desossa e cortes de cordeiro. “Trabalhamos na produção de leite e carne, abrangendo toda a cadeia produtiva. Nos preocupamos desde a nutrição animal ao produto final, até atingirmos a excelência em qualidade. Além da consultoria, o Sebrae/SC também nos auxilia há três anos com a Rota de Turismo”.

CONSULTORIA

O primeiro passo da consultoria é a visita ao produtor para identificar as características da propriedade, o perfil dos produtos, a afinidade com a atividade e o interesse produtivo. “Depois conferimos as raças, o status sanitário e morfológico dos animais, aspectos de nutrição e sanidade e, a partir disso, criamos um cronograma de atividades para dar sequência ao trabalho”, explica Gregianin.

ARTIGOS RELACIONADOS

XV Enfrute vem aí

O XV Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) será realizado de 25 a 27 de julho, no Parque Nacional da Maçã, em...

Congresso Brasileiro do Agronegócio 2021

O 20º Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a ...

Floral Atlanta agrega à produção em bandejas

  Mais uma vez a Hortitec mostra que a cada ano vem crescendo. “O movimento do evento cresceu muito e recebemos muitas visitas técnicas.As pessoas...

Azud – Sistemas de filtragem e irrigação

  A Azud participou novamente da FIIB, desta vez para se aproximar ainda mais das evoluções tecnológicas voltadas para a agricultura. “O evento não é...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!