25.9 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosPalha de café é fonte de adubo

Palha de café é fonte de adubo

Dalyse Toledo Castanheira

Doutora e professora – Universidade Federal de Viçosa (UFV) dalysecastanheira@hotmail.com

Café – Crédito: Dalyse Toledo

A casca de café pode ser proveniente do processamento do café via úmida e da etapa de beneficiamento, gerada em grande volume nas próprias fazendas cafeeiras. É uma importante fonte de nutrientes e sua utilização nas lavouras pode complementar o planejamento das adubações e, até mesmo, substituir fertilizantes potássicos minerais. Porém, seus benefícios ao sistema produtivo do café podem ser ainda maiores.

O uso de compostos oriundos de resíduos descartados por indústrias e por atividades agrícolas proporcionam uma perspectiva de sustentabilidade na agricultura, principalmente em função dos seus baixos custos e da maior conservação do solo.

A casca de café, quando aplicada na lavoura cafeeira, tem funcionado como uma técnica para o condicionamento do solo, visto que há uma melhoria das características físico-químicas e biológicas do solo, bem como devido à fração orgânica, uma disponibilização gradual dos nutrientes para as plantas. 

A sua aplicação sobre a superfície do solo, na projeção da copa do cafeeiro, possibilita redução das perdas de umidade e impede a compactação, além de que, em função da cobertura do solo, facilita o manejo de plantas espontâneas, seja pela capacidade alelopática ou por funcionar como uma barreira física.

Em lavouras recém-implantadas, uma observação importante é evitar que a casca seja depositada muito próxima ao colo das plantas, respeitando uma distância de 10 cm.

Pesquisas

Em uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras, verificou-se que a casca de café aplicada no cafeeiro promoveu o aumento no potássio do solo em relação à cafeeiros conduzidos com outros diferentes manejos.

Na figura a seguir, observa-se esse resultado, em que as plantas que receberam a casca de café são representadas pelo tratamento “CC”. A casca de café possibilitou um acréscimo de 73% de potássio em relação à testemunha – que não recebeu a casca.

Figura 01:  Potássio disponível no solo (K – mg dm-3) em cafeeiros cultivados sob cinco condicionadores de solo (casca de café (CC), composto orgânico (CO), gesso agrícola (G), polímero hidrorretentor (H) e testemunha (T)). Universidade Federal de Lavras, 2018.

Devido ao aumento no teor de potássio no solo, em função da aplicação da casca de café, destaca-se a importância da recomendação do seu uso como fonte complementar de nutrientes na adubação do cafeeiro.

Além disso, a pesquisa também indicou que houve uma redução da saturação por alumínio e da acidez potencial do solo, em função da utilização da casca de café.

Para o sucesso na utilização da casca de café, é imprescindível realizar a análise de solo, de modo que a recomendação do uso seja baseada nas características químicas e no equilíbrio dos nutrientes do solo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfito atua na absorção de fertilizantes e herbicidas

O fosfito, associado a macro e micronutrientes, tem se revelado uma excelente fonte de nutrientes, por possuir absorção rápida e ação complexante, que favorece a absorção principalmente dos micronutrientes. Em mistura com outros produtos, o pH da calda é reduzido, favorecendo a absorção de herbicidas como o glifosato e o gramoxone.

Famcafé movimenta R$ 2,5 milhões

A Feira da Alta Mogiana de Cafés Especiais (Fancafé), criada em 2017, foi realizada neste ano de 23 a 25 de outubro, em Franca...

Algas marinhas deixam o solo mais fértil

  Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek Mestre em Agronomia, professor da Uniaraxá, consultor e pesquisador jorge.junek@gmail.com As algas fazem parte do cotidiano da agricultura há muito tempo....

Visitantes africanos e peruanos conhecem a Palinialves

A Palinialves, referência mundial em inovações na área de máquinas para o pós-colheita em café, recebeu nos últimos dias 12 e 15 de julho a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!