20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosPanc’s: saúde e rentabilidade garantidas

Panc’s: saúde e rentabilidade garantidas

Explore novos horizontes na agricultura com as PANCs: saúde e prosperidade cultivadas em cada colheita.

Fabrício Teixeira de Lima Gomes
Engenheiro agrônomo e mestrando em Ciência do Solo – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
agro.fabriciogomes@gmail.com

Estela Corrêa de Azevedo
Cientista, tecnóloga de alimentos e mestranda em Ciência de Alimentos (UFLA)
estela.correa26@gmail.com

Crédito: Cláudio Capeche

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são espécies que podem ser consumidas, mas que não fazem parte dos hábitos alimentares da população. Muitas delas apresentam consumo tradicional em determinadas regiões, mas se encontram à margem da cadeia produtiva e, por isso, são desconhecidas pela maior parte da população.

O consumo de PANC contribui para uma alimentação mais diversificada, rica em nutrientes e compostos bioativos que contribuem para a promoção da saúde. Entre as PANC, as mais conhecidas são: almeirão-roxo (Lactuca canadensis L.), serralha (Sonchus oleraceus L.), bertalha-coração (Anredera cordifolia (Ten.) Steenis), capuchinha (Tropaeolum majus L.), cará-moela (Dioscorea bulbifera L.), caruru (Amaranthus spp.), major gomes (Talinum paniculatum (Jacq.) Gaertn.), inhame (Colocasia esculenta L. (Schott)), taioba (Xanthosoma taioba E.G.Gonç.), ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Mill. Pereskia bleo DC) e peixinho-da-horta (Stachys byzantina K. Koch).

Além dessas, existem diversas espécies que apresentam propriedades medicinais.

Fonte de renda

As PANC geralmente são plantas espontâneas que estão presentes no banco de sementes do solo. São de fácil cultivo, com alta rusticidade, grande capacidade de dispersão e propagação, o que resulta em menores gastos com insumos agrícolas.

Dessa forma, a produção de PANC pode ser uma fonte de renda para quem deseja focar no seu cultivo ou para quem queira ampliar sua produção de hortaliças. Cabe lembrar que, mesmo se tratando de plantas rústicas e menos exigentes, é fundamental que o produtor realize o manejo adequado dessas hortaliças para assegurar produtos de qualidade para o consumidor.

O maior desafio para a produção comercial de PANC é a ausência de sementes ou mudas de origem genética, com qualidade fitossanitária e variedades mais produtivas.

Dessa forma, é importante promover o produto, repassando informação sobre qualidade nutricional, formas de consumo e como podem ser inseridos na alimentação diária dos brasileiros.

Consumo de PANC’s

O consumo regular de hortaliças, sejam convencionais ou não, traz inúmeros benefícios à saúde. Estes alimentos são ricos em nutrientes, de fácil digestão, promovem sensação de saciedade e favorecem o bom funcionamento do sistema digestório.

Especificamente, as PANC’s pertencem ao grupo de alimentos considerados reguladores ou protetores, sendo notáveis por sua abundância em vitaminas, minerais e fibras. Tais elementos desempenham um papel crucial na regulação das funções do organismo, proporcionando proteção contra diversas doenças.

Além de serem fontes de nutrientes, as PANC’s também contêm compostos bioativos que conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas características fazem com que, além de sua contribuição nutricional, mas sejam utilizadas pelas propriedades terapêuticas. Por isso, as PANC’s podem contribuir para uma alimentação mais equilibrada, saudável e responsável a curto e a longos prazos.

A demanda por PANC tem crescido nos últimos anos, tanto por parte dos produtores como dos consumidores. Além disso, tem aumentado a procura por cozinheiros e chefs de cozinha, sendo algumas espécies à base de pratos típicos regionais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Macadâmia é opção vantajosa para produtores

Com alto valor agregado e manejo adequado, agricultor pode faturar até 50 mil reais por hectare, aponta especialista Cultivo ainda pouco conhecido pelos agricultores brasileiros,...

Novidade: Horta vertical dentro do supermercado

AutoresElisamara Caldeira do Nascimento Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia/Ciência do Solo e pós-doutoranda – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) elisamara.caldeira@gmail.com Talita de...

Software aprimora diagnóstico nutricional em citros

Danilo Eduardo Rozane Engenheiro agrônomo, doutor e professor na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho“ (Unesp), campus de Registro e no Programa de Pós-Graduação...

Kimberlit Agrociências apresenta CA$H

O CA$H promove maior atividade fisiológica e auxilia na indução de resistência das culturas afetadas por pragas e doenças A KimberlitAgrociências fez o pré-lançamento de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!