20.6 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasParceria facilita certificação de créditos de carbono

Parceria facilita certificação de créditos de carbono

Abcarbon e Conafer se unem para impulsionar geração de renda a agricultores familiares e indígenas.

A Associação Brasileira de Crédito de Carbono e Metano (Abcarbon) e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) estão firmando um acordo de cooperação técnica para implementar e promover projetos relacionados a crédito de carbono e metano em pequenas propriedades pelo Brasil.

Reprodução: Internet

A cerimônia de assinatura acontece no dia 28 de agosto de 2023, no auditório Pedro Fermino, na sede da Conafer em Brasília (SCS. Q. 06, Bloco A Loja 226/234, Asa Sul), e contará com a presença de autoridades, líderes das áreas ambientais e da agricultura familiar.

Os associados da Conafer vão poder receber suporte dentro do projeto Carbono Socioecológico, iniciativa pioneira no país para incentivar a adoção de práticas

sustentáveis no campo como reflorestamento e a diminuição do desmatamento. Ao

focar em comunidades rurais e povos indígenas, essa proposta visa não apenas mitigar os impactos das emissões de gases de efeito estufa, mas também proporcionar melhorias sociais e econômicas para as famílias beneficiadas por projetos de baixo carbono.

A Abcarbon, associação criada para impulsionar o mercado de créditos de carbono no país, vai atuar na parceria com a Conafer apoiando na medição e certificação dos créditos gerados pelas propriedades, bem como promovendo programas educacionais, conscientização sobre mudanças climáticas, colaboração em pesquisa e desenvolvimento, apoio à economia solidária, entre outras atividades.

ARTIGOS RELACIONADOS

Regulamentação dos créditos de carbono

O reconhecimento do papel das florestas como solução indispensável para combater a emergência climática,...

Brasil pode liderar economia de baixo carbono da Amazônia para o mundo

Relatório desenvolvido pela Systemiq Brasil com organizações multilaterais, setor privado, cientistas e comunidades originárias, como parte da coalizão AYA Earth Partners, traz a teoria da mudança 'Maratona Amazônica" e indica 11 jornadas para impulsionar o desenvolvimento da região

Biogás: fator de redução da pegada de carbono do setor sucroenergético

Desde a década de 1970, o setor da cana, açúcar e etanol vem implementando um contínuo movimento de diversificação, quando se intensificou a produção de etanol.

Produtores esperam regulamentação do mercado de carbono

Especialista da SIA reforça que produtor deve estar preparado mesmo que as propriedades rurais ainda não tenham sido contempladas em Projeto de Lei

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!