21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesParceria irá desenvolver novos biofertilizantes para café

Parceria irá desenvolver novos biofertilizantes para café

Projeto visa beneficiar o crescimento das plantas, o desenvolvimento vegetativo, a resistência contra pragas e o aproveitamento do adubo na lavoura.

Empenhada na promoção da sustentabilidade do negócio rural, a empresa Satis irá atuar no desenvolvimento de um novo biofertilizante para a cultura do café, através de uma iniciativa de inovação aberta. Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o trabalho visa obter um extrato vegetal à base de Equisetum hyemale, tradicionalmente conhecida como Cavalinha, planta muito comum no Cerrado mineiro. A iniciativa reforça o compromisso da marca em criar soluções que contribuam para melhor performance das lavouras, compartilhando conhecimento técnico com o mercado.

Créditos: Divulgação

O trabalho foi dividido em três etapas: a primeira consiste no planejamento experimental e obtenção dos extratos vegetais para aplicação no campo. A segunda fase prevê a aplicação desses extratos em ambiente controlado, ou seja, estufa e câmara de crescimento. Já a terceira e última etapa é referente a aplicação desses extratos em condições normais de campo, sendo submetido a testes em ambiente normal da aplicação.

Especializada em soluções de nutrição vegetal, a Satis será responsável pela realização dos testes agronômicos e também pelo desenvolvimento e produção do extrato vegetal em laboratório. Parte dos estudos irá ocorrer no Campo Experimental da empresa, localizado junto à sua fazenda em Araxá/MG, onde já ocorrem outros trabalhos técnicos para criação e aprimoramento de soluções para diversas culturas além do café. Atualmente, entre estudos aplicados nesta estrutura e em outras regiões do país, a Satis possui 60 pesquisas e mais de 2 mil parcelas experimentais, incluindo os protocolos em parceria com universidades e instituições de pesquisa agrícola

Gerente de Inovação da empresa, o engenheiro químico Fabrício Porto explica que o resultado esperado a partir da parceria com Fapemig é um biofertilizante capaz de promover o crescimento das plantas e aumentar o desenvolvimento vegetativo, bem como reduzir a incidência de doenças e otimizar o aproveitamento do adubo empregado na lavoura. Desta forma, o produtor conseguirá ampliar a produtividade, além de contribuir para a sustentabilidade do agronegócio com baixo impacto ao meio ambiente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cuidado com a recepa dos cafeeiros

José Braz Matiello Engenheiro agrônomo especialista em cafeicultura "MAPA/Fundação Procafé jb.matiello@yahoo.com.br A adoção da poda em cafeeiros deve ser feita observando as condições da lavoura, mas, no...

Café Agro apresenta Fenicafé e ExpoAraguari de 28 de março a 02 de abril

O lançamento oficial aconteceu no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras termina com saldo positivo

  Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé“, o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras foi realizado no Centro de Convenções do Hotel...

8ª Feira do Cerrado da Cooxupé recebe mais de 4.3 mil cafeicultores

Produtores da região do Cerrado Mineiro visitaram evento de negócios da cooperativa cafeeira entre os dias 15 e 16 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!