24.9 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosParceria oferece vantagens no uso de biológicos e vinhaça localizada no canavial

Parceria oferece vantagens no uso de biológicos e vinhaça localizada no canavial

Divulgação

O setor sucroenergético é um dos que mais utilizam os subprodutos em sua cadeia. A vinhaça é um deles, que surge como resultado do processo de destilação. Rica em potássio, nitrogênio e matéria orgânica, vem ganhando cada vez mais relevância nas lavouras de cana-de-açúcar por ter muitos benefícios agronômicos, servindo como ferramenta para alavancar a produtividade.

Pioneira no Brasil na fabricação de máquinas que facilitam a aplicação da vinhaça, a Nonino Indústria e Comércio de Implementos Agrícolas e a Biotrop, empresa brasileira de biológicos, formaram uma parceria inédita. As empresas passam a oferecer aos produtores de cana vantagens econômicas especiais.

A parceria ocorre dentro do programa de relacionamento para clientes da Biotrop, o BioPontos. Quando o produtor rural adquire insumos biológicos e naturais da empresa, acumula pontos e pode utilizar o montante para receber desconto na compra dos equipamentos da Nonino. A vantagem está na economia para a aquisição do conjunto aplicador de vinhaça, um equipamento com alta tecnologia que facilita o trabalho na linha de plantio.

Para Rogério Rangel, diretor de Marketing Brasil e Latam da Biotrop, a parceria mostra a consolidação do programa de relacionamento da empresa, que abraça parceiros e tecnologias que potencializam os bioinsumos. “Nosso programa visa ampliar ao máximo a eficácia dos nossos biológicos, entregando ainda mais produtividade e rentabilidade para o agricultor. Nossos parceiros são escolhidos por serem referência no mercado, entregando alta performance – o que tem sido o sucesso do programa BioPontos”, comenta.

Divulgação

De acordo com Mauro Sérgio Nonino, diretor presidente da Nonino, o desenvolvimento do conjunto aplicador de vinhaça localizada como é atualmente, que foi sendo aprimorado a partir de 2014, mudou o cenário de aplicação de vinhaça. Ainda segundo ele, foi a partir daí que o subproduto passou a ser feito de forma localizada, ganhando protagonismo na adubação do canavial. “A vinhaça surgiu como uma nova forma de aplicação, um novo conceito, pois pode servir como veículo para outros produtos. Trouxe economia significativa para o mercado com relação às formas tradicionais de adubação sólida”, destaca.

Compatibilidade

Não é todo produto, seja químico ou biológico, que pode ser adicionado à vinhaça localizada. Mas, o setor sucroenergético já possui opções. Pensando na comodidade e no aumento de produtividade de seus clientes, a Biotrop foi pioneira em anunciar a compatibilidade de produtos biológicos para aplicação na vinhaça. Diversas tecnologias da empresa das linhas de bioinseticidas, bionematicidas, hidrocapacitores, biofungicidas, bioestimulantes, fixadores de nitrogênio (FBN), solubilizadores de nutrientes e contra estresses (abióticos e bióticos) já foram testadas e tiveram eficácia comprovada na aplicação de vinhaça localizada, potencializando o manejo.

Já o equipamento da Nonino é dotado de sistemas que podem ser interligados com a agricultura de precisão e trabalhar com volumes fixos ou variáveis. Com ele, há aplicação direta em toda extensão do plantio de cana, evitando o desperdício e trazendo inúmeros benefícios. A capacidade do conjunto é de 18 mil a 35 mil litros. Além disso, pode ser montado em plataforma de arrasto ou sobre caminhão especial com interligação com quaisquer tipos de sistemas de automação para controle de fluxo de líquidos.

Divulgação

O diretor conta ainda que em 2022 a empresa ultrapassou a marca de 500 equipamentos vendidos, para locais como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e alguns estados do Nordeste. “Entre 2014 e 2022 o crescimento ano a ano foi exponencial. Tínhamos a fabricação de 30 equipamentos anuais, isso foi crescendo e antes de terminar 2022 chegamos ao número 500. A nossa meta é até o final de 2023 atingir a venda de 600”, acrescenta.

Outro detalhe importante para o produtor de cana-de-açúcar é que a Nonino desenvolve várias soluções para aplicação de vinhaça localizada, como para a aplicação simultânea de inseticidas, de adubação líquida, da vinhaça em mistura, equipamento com linhas de retorno e agitação que garantem homogeneização. “São kits que podem ser montados nos equipamentos para outras finalidades e cada produtor pode investir conforme sua necessidade. E ainda com descontos, gerados pela parceria com a Biotrop”, finaliza o diretor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtos biotecnológicos estimulam crescimento e aumentam produtividade no cultivo de batatas

Com o uso de fertilizantes com bactérias inteligentes da Superbac, fazenda do Triângulo Mineiro obtém aumento de 5% na produtividade e de 10% no crescimento médio dos batatais.

Biológicos se mostram eficientes contra traça em repolho

Inseto considerado praga-chave para muitas culturas da família das Brassicaceae, como o repolho ..

BRANDT Brasil investe mais de R$ 100 milhões em biológicos

Sendo uma empresa de inovação em nutrição e fisiologia de plantas, sua visão para o mercado de biológicos não seria diferente: ser a empresa mais inovadora em biossoluções para agricultura.

Novo investidor da Biotrop

Com esta operação, empresa brasileira passa a ter um parceiro de renome e conexões globais ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!