20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPesquisa foi premiada no Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais

Pesquisa foi premiada no Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais

Estudo desenvolvido no PPG em Microbiologia Agrícola foi o destaque científico na área de Fitopatologia

Trichoderma + fósforo solução para o fusarium do feijoeiro- Crédito Murillo Lobo Junior
fusarium do feijoeiro- Crédito Murillo Lobo Junior

Um estudo desenvolvido na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz“ (USP/ESALQ), que aponta mecanismos de controle da fusariose, uma doença que causa prejuízo em várias culturas agrícolas de interesse econômico, recebeu o prêmio de destaque científico durante o Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais.

O evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro, em Pelotas (RS), e reuniu pesquisadores em discussões sobre o uso e demandas por tecnologias limpas para o manejo de pragas e doenças na agricultura brasileira.

De autoria Renata Assis Castro, do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da ESALQ, o trabalho Mecanismos de ação de Burkholderia seminalis TC3.4.2R3 envolvidos no biocontrole de diferentes espécies de Fusarium (Mechanism of action of Burkholderia seminalis involved in the biocontrol of different species of Fusarium) foi apresentado na área de Fitopatologia.

Segundo a pesquisadora, o estudo demonstrou o uso potencial da B. seminalis na inibição do desenvolvimento da fusariose a partir de diferentes mecanismos de ação, indicando que há mais de um composto responsável pelo controle da fusariose nestas espécies e que altas temperaturas degradam os compostos responsáveis por gerar o controle da doença. Os próximos passos do trabalho é verificar e identificar o gene responsável pelo controle da doença causada por estes fungos.  “Como alternativa sustentável, a utilização de microrganismos endofíticos como agente de biocontrole vem aumentando“, destaca Renata, que tem a professora Maria Carolina Quecine Verdi, do Departamento de Genética, como sua orientadora.

 
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtos biológicos controlam nematoides em alface

Autores Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) carlosantoniods@ufrrj.br Júlio Cesar Ribeiro...

Pimenta-do-reino: cultivo é crescente no Brasil

A pimenta-do-reino, uma das especiarias mais antigas conhecidas, por ser uma planta de origem tropical, encontrou no Brasil condições ideais para o seu desenvolvimento e tem ganhado o gosto dos produtores brasileiros.

Fosfito torna alface mais resistente

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia - ICIAG-UFU ferbacilieri@zipmail.com.br João Ricardo Rodrigues da Silva Engenheiro agrônomo joaoragr@hotmail.com José Geraldo Mageste Engenheiro florestal, doutor e professor - ICIAG-UFU jgmageste@ufu.br A alface...

Trichoderma: doenças de solo sob controle

Trichoderma tem ação na batata e em outras culturas no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!