23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesPlanejamento é essencial para reduzir custos com a nutrição bovina

Planejamento é essencial para reduzir custos com a nutrição bovina

Na pecuária, o planejamento é como um compasso que guia os custos com nutrição bovina na direção certa.

O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo. Em 2022, foram 2,8 milhões de toneladas de carne brasileira embarcadas para outros países, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Para elevar ainda mais esse patamar, a exigência por excelência na produtividade brasileira aumenta a cada ano, e os desafios de produção seguem na mesma constante. Nesse contexto, as condições climáticas que podem afetar a qualidade da nutrição animal são importantes fatores.

Créditos: Divulgação BASF

Segundo a Embrapa, a nutrição bovina chega a representar cerca de 40% a 60% de todo o investimento no processo de produção. É por isso que em algumas regiões do Brasil, o período seco que chega com o inverno reforça a importância do planejamento na atividade pecuária de corte e de leite, principalmente no que se refere ao processo de ensilagem – uma das técnicas mais eficientes para conservar a boa alimentação dos bovinos.

“A silagem é uma ótima alternativa para a nutrição animal, entretanto, o pecuarista pode perder até 40% do material por erros no processo de produção. A queda na qualidade e na quantidade da alimentação estão entre os principais fatores que influenciam a produtividade animal trazendo consequências como baixo desempenho reprodutivo, maior suscetibilidade à enfermidades, atraso no processo produtivo e perda na receita anual”, afirma a Pesquisadora de Desenvolvimento de Produto e Mercado da Divisão de Soluções para Pastagem da BASF, Isadora Cristófoli Pereira.

Conforme explica a pesquisadora, a utilização do inoculante no processo de ensilagem pode trazer benefícios significativos, como o início mais rápido do processo fermentativo, possibilitando que o material ensilado tenha menor taxa de perdas e a inibição de bactérias e fungos indesejáveis, evitando a contaminação da silagem. “A BASF possui em seu portfólio o inoculante LactoSilo® Gold Liofilizado, indicado para todos os tipos de silagem, como milho, sorgo, capim e cana-de-açúcar. Com 7 bactérias na formulação, incluindo a Lactobacillus buchneri, LactoSilo® Gold Liofilizado é um parceiro de longa data do pecuarista que se preocupa com a nutrição adequada do seu rebanho”, destaca Isadora.

A solução melhora o aroma, pH da silagem durante o processo de fermentação, palatabilidade, digestibilidade e a conservação após a abertura do silo. LactoSilo® Gold Liofilizado também ajuda a preservar o valor nutricional da forragem, contribuindo para uma silagem de alta qualidade e para um rebanho mais saudável e produtivo.

Preservação através do controle de pragas

Os pecuaristas que dispõem de pastagens para nutrir o gado também devem ficar atentos às pragas que causam prejuízos. “Segundo dados da Embrapa, no Brasil, cerca de 95% da carne produzida é feita em regime de pastagem”, destaca Ricardo Zanquettim, Gerente de Negócios da BASF Soluções para Pastagem. A cigarrinha-das-pastagens é uma das pragas que mais causam danos à pecuária brasileira e, para seu controle, recomendamos a utilização de inseticidas como o Nepaxir® da BASF. O produto conta com dois ingredientes ativos e possui ação sistêmica e de contato, com ótima performance no controle de ninfas e adultos.

Plantas daninhas são outra ameaça para a nutrição do rebanho, já que elas competem por água, luz e nutrientes com o capim, atrapalhando o seu crescimento, além de não possuírem valor nutritivo adequado para o ganho de peso do gado. O capim-navalha (Paspalum virgatum L.), também conhecido como capim-navalhão ou capim-cabeçudo é um exemplo de planta daninha muito presente no norte do país, mas que já pode ser encontrada no cerrado e algumas regiões do sudeste. Suas folhas possuem cerdas laterais serrilhadas, que machucam a boca do gado e possuem baixo valor nutritivo. O controle desse tipo de gramínea é feito através do uso de herbicidas como o Vaboro® da BASF, o qual possui dois ingredientes ativos que, juntos, permitem o controle pós-emergência do capim-navalha. Vaboro® é ideal para aplicações localizadas e pode ser utilizado em área total dependendo do tipo de capim que o produtor possuir na propriedade.

“Para alcançar uma nutrição de alta qualidade, é importante que o pecuarista crie um sistema de planejamento, utilizando-se de uma silagem de alta qualidade no período da seca e mantendo as pastagens limpas e livres de plantas invasoras e cigarrinhas durante a estação das águas.”, finaliza Zanquettim.

ARTIGOS RELACIONADOS

El Niño “dos extremos” prejudica planejamento da safra de grãos

Excesso de chuvas no Sul e precipitações abaixo do esperado no Centro-Oeste atrasam a semeadura da soja e podem prejudicar a janela ideal de cultivo de milho safrinha.

Qual é a razão de existir do seu negócio?

Essa frase é também conhecida como: Core business. Primeiramente o que significa Core Business? Descubra no artigo da Enza Zaden em parceria com a Campo & Negócios.

Com final do plantio se aproximando, produtor deve ficar atento a pragas

Efeitos do El Niño e nematoides estarão presentes ao longo da safra, mas os bioinsumos oferecem benefícios para a mitigação destes problemas.

A importância do planejamento de plantio para os agricultores

Gabriela Miranda, agrônoma da foodtech Diferente, explica como um planejamento bem estruturado é fundamental para auxiliar o produtor a evitar perdas bem como se profissionalizar para alcançar maior lucratividade no negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!