18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Notícias Plante Seu Futuro garante aplicação correta de defensivos agrícolas em 200 propriedades...

Plante Seu Futuro garante aplicação correta de defensivos agrícolas em 200 propriedades rurais do Paraná

 

Iniciativa 2,4-D é parceira da campanha Plante Seu Futuro, que coordenará as ações voltadas à execução do protocolo de tecnologia de aplicação

 Plante_seu_futuro

Deriva zero nas unidades de referência está entre as metas do programa

 

Entre os dias 23 de novembro e 10 de dezembro, serão realizadas 14 eventos de campo da campanha Plante Seu Futuro, que tem como proposta a capacitação de profissionais e produtores rurais do Paraná em boas práticas agrícolas que assegurem baixa emissão de carbono e a racionalização no uso de insumos. A novidade para a safra 2015/2016 é que a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas estará entre as temáticas abordadas no programa e a Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Adama, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, iniciou uma parceria nesta área junto ao Instituto Paraense de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater), a Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Jacto, empresa de maquinário para a pulverização de defensivos agrícolas.  “A Iniciativa 2,4-D está comprometida em incentivar a adoção de boas práticas agrícolas, contribuindo para uma agricultura cada vez mais sustentável. As mudanças definitivas que serão implementadas nas unidades de referência com o objetivo de garantir que as aplicações de defensivos agrícolas sejam realizadas de forma correta e segura representarão um grande avanço na agricultura no Estado do Paraná“, declara Ana Cristina Pinheiro, coordenadora da Iniciativa 2,4-D.

Chamados de Giros Técnicos da campanha Plante seu Futuro, os encontros envolvem produtores de 200 propriedades rurais em todas as macrorregiões do Estado. Serão feitas discussões sobre a os manejos integrados de pragas e doenças e a qualidade da aplicação em cada região. A partir do diagnóstico das aplicações realizadas, técnicos da Emater efetivarão intervenções para aumentar a qualidade e a segurança da tecnologia de aplicação. “Nosso objetivo é garantir deriva zero em todas as unidades de referência. Para isso, faremos a adequação nesta safra de até 100 pulverizadores, incluindo novas pontas de pulverização e troca de manômetros, entre outras ações. A intenção é comprovar a possibilidade de promover uma aplicação de qualidade e fazer com que o modelo seja replicado em todas as propriedades paranaenses“, informa Nelson Harger, coordenador da campanha Plante Seu Futuro na área de manejos integrados de pragas e de doenças e coordenador de grãos da Emater. Nos eventos, os produtores presentes receberão instruções sobre o protocolo de tecnologia de aplicação que deve ser seguido nas unidades de referência.

Além dos benefícios ambientais, as adequações propostas pelo Plante Seu Futuro representam economia para o produtor. Segundo Harger, foi possível conseguir uma economia média de três sacas de soja por hectare tendo como exemplo o manejo integrado de pragas nas unidades de referência, em comparação com o que tem sido praticado pelos agricultores no Paraná. A campanha Plante seu Futuro tem em seu Comitê Gestor a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, o sistema Ocepar, da Organização das Cooperativas do Paraná, a Itaipu Binacional, o Instituto Agronômico do Paraná, as Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, o Emater e a Embrapa.

Programação dos Giros Técnicos

23/11 – Ângulo (Manhã) e Floresta (tarde).
30/11 – Peabiru (tarde).
01/12 – Toledo (manhã) e Vera Cruz do Oeste (tarde).
02/12 – Francisco Beltrão (manhã) e Itapejara do Oeste (tarde).
03/12 – Guamiranga (tarde)  .
04/12 – Antônio Olinto (manhã – a confirmar).
08/12 – Arapongas (tarde).
09/12 – Cambé (tarde).
10/12 – Sarandi (manhã) e Maringá (tarde).
11/12 – Santa Marina (tarde).

Obs: Guamiranga envolve as regiões de Irati, Ponta Grossa e Guarapuava.
Arapongas – as regiões de Apucarana e Ivaiporã.
Antonio Olinto – as regiões de União da Vitória e Curitiba.
Santa Mariana – as regiões de Cornélio e Santo Antônio da Platina.
Floresta – parte da região de Maringá e Cianorte.

 

Sobre a Iniciativa 2,4-D

 

 

A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas Adama, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto “Acerte o Alvo ” evite a deriva na aplicação de agrotóxicos“, realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas.

 

Inicio Notícias Plante Seu Futuro garante aplicação correta de defensivos agrícolas em 200 propriedades...