18.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosPolicote Phós - Aditivo para aumentar a eficiência da adubação fosfatada

Policote Phós – Aditivo para aumentar a eficiência da adubação fosfatada

Roberto Reis

Engenheiro agrônomo, doutor e diretor técnico/Wsct

Créditos Roberto Reis
Créditos Roberto Reis

Devido à baixa disponibilidade natural de fósforo em solos tropicais e à necessidade de fósforo pelas plantas, o uso de fertilizantes fosfatados se constitui em importante ferramenta para a obtenção de altas produtividades. Entretanto, este insumo apresenta baixa eficiência de utilização na agricultura.

Várias estratégias têm sido utilizadas para aumentar a eficiência da adubação fosfatada, dentre estas, o uso de fertilizantes de eficiência aumentada, constituindo-se em mais uma ferramenta à disposição do agricultor para ter êxito no uso de fertilizantes.

Assim, os fertilizantes de eficiência aumentada têm, a cada dia, sido mais utilizados na agricultura. Dentre estes, destacamos aqueles revestidos com Policote Phós, uma tecnologia de revestimento de fertilizante fosfatado visando aumentar a eficiência agronômica da adubação fosfatada.

A tecnologia Policote Phós foi validada em experimentos realizados em instituições de pesquisa de diferentes regiões do Brasil, que podem ser acessados no site da Wirstchat (wsct.com.br), empresa que comercializa o Policote Phós. Nestes experimentos, a resposta às doses de fósforo utilizando adubo fosfatado comum e adubo fosfatado revestido com Policote foram comparadas, mostrando melhor desempenho (aumento da eficiência da adubação fosfatada e maior produtividade) ao utilizar o adubo revestido com Policote Phós.

Foto 0210

Parcerias

Para atender o agricultor, a Wirstchat tem parcerias com empresas misturadoras de fertilizantes, como a Fertigran nos Estados de Minas Gerais e Goiás, a Fertipar Bandeirantes no Estado de São Paulo e a Fertipar no Estado do Mato Grosso do Sul.

Em cada misturadora, o adubo revestido com Policote Phós recebe um nome próprio. Por exemplo, na Fertigran o adubo fosfatado revestido com Policote recebe o nome de Fertigran P, enquanto na Fertipar Bandeirantes recebe o nome de FertiBandCoat e na Fertipar recebe o nome de Super P.

Policote Phós já é utilizado há várias safras com resultados satisfatórios junto aos agricultores. Por exemplo, Sidnei Nagano, agricultor de Coromandel (MG), utiliza o Fertigran P desde 2003, com resultados satisfatórios. Ele comenta que “o uso do Fertigran P aumentou as médias de produção e o nível de fósforo no solo“.

Segundo Ângelo Ximenes, agricultor e consultor da Coperplan, Dourados (MS), “o Super P é um produto diferenciado, com excelente qualidade de fabricação, facilitando a semeadura e resultando em produtividade comparada ao MAP, porém, por um custo menor por hectare“.

Ivanildo Martins dos Santos, agricultor de Pires do Rio (GO), que utiliza o Fertigran P há três anos, comenta que está satisfeito: “utilizando o Fertigran P estou tendo bons resultados de produtividade“.

Utilizando o Super P por dois anos seguidos, José Luiz Amaral, agricultor de Naviraí (MS), comenta estar muito satisfeito com os resultados, pois“é possível ajustar a dose aplicada de fósforo obtendo-se a mesma produtividade do MAP por um custo menor“.

 

Essa matéria você encontra na edição de junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Agricultura de Precisão – Novidade para as HFs

A Agricultura de Precisão é uma tecnologia amplamente difundida, principalmente em grandes culturas, como soja, milho e cana-de-açúcar. Nas hortaliças, vem conquistando cada vez...

Manganês influencia no controle das doenças na batata

  Emanuel Alexandre Coutinho Pereira Consultor de Vendas da Agrozap para HF Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja   Os nutrientes, elementos químicos essenciais à vida das plantas,...

Fertilizantes organominerais – Alternativa para a adubação em cobertura no milho

Renan Cesar Dias da Silva Mestre em Produção Vegetal e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) renancesar.agro@outlook.com Regina Maria Quintão Lana Doutora em Ciências...

Boro líquido proporciona mais produtividade para a batata?

AutoresArnon Higor Leitão Graduando em Engenharia Agronômica - Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP) arnonhigorleitao2@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Horticultura -...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!