Prevenir é sempre melhor
Tiago dos Santos Bernardes – Sócio proprietário e técnico em Segurança do Trabalho
O agronegócio é o setor de maior importância no Brasil e no mundo, gerando milhões de empregos e sustento para muitas famílias. Mas, assim como em qualquer outra atividade, o agronegócio está sujeito a inúmeras atividades de risco.
É aí que entra a importância de um bom sistema de gestão de segurança do trabalho que tem, a cada dia, ganhado mais espaço. Esta é uma grande evolução, uma vez que, por anos, foi vista como uma profissão desnecessária e que só gera custos.
A segurança do trabalho, hoje, vem atuando em mais de 89% das empresas. No agronegócio, tem como objetivo prevenir os riscos e acidentes dentro de qualquer ramo de atuação, diminuindo assim danos à saúde dos trabalhadores e resguardando os empregadores de eventuais ações trabalhistas.
Os riscos vão desde acidentes com máquinas e equipamentos utilizados na agroindústria, passando pelo risco químico, devido à manipulação de agrotóxicos, e até mesmo psicológico, relacionado à organização do trabalho e estresse. Tais riscos têm potencial de causar danos irreversíveis à integridade física e psicológica do trabalhador e seus familiares.
Realidade
Hoje, no Brasil, ainda temos dados estatísticos muito altos em relação a acidentes de trabalho, sendo mais de 96% por imprudência ou falta de orientação e/ou conhecimento por parte dos colaboradores. No Brasil, temos dados ainda muito altos devido à segurança só ter sido reconhecida há pouco tempo.
Os altos investimentos em tecnologia e inovação no campo exigem, cada vez mais, um controle efetivo das ações de segurança e medicina do trabalho, portanto, há necessidade de um sistema de gestão de segurança bem implantado efetivo.
A importância do departamento de segurança do trabalho nas empresas e no agronegócio é vista e comprovada dia a pós dia, caminhando junto com o crescimento de cada empresa e do agricultor. Infelizmente, mesmo com a segurança do trabalho crescendo, ainda há uma alta de acidentes e doenças ocupacionais.
Com a obrigatoriedade de lançamentos de informações de segurança e medicina do trabalho no E-social, o setor de segurança do trabalho vem dando uma alavancada e ganhando seu espaço, às vezes pela obrigatoriedade ou por estar realmente enxergando a necessidade e importância de sua implantação.