21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosPrimeiro e único inseticida biológico é registrado para a Broca- do- café

Primeiro e único inseticida biológico é registrado para a Broca- do- café

 

Koppert - Crédito EpamigA Koppert do Brasil lança a primeira e única alternativa biológica para a cultura do café, o bioinseticidaBoveril composto do fungo Beauveriabassiana. Registrado desde 2005 no MAPA sob o nº 04902, recebeu no final de 2014 a extensão de uso para a Broca-do-café (Hypothenemushampei).

O insumo foi aprovado pelo IBD Certificações, maior certificadora da América Latina e está disponível no mercado.

Problema x solução

O fungo Beauveriabassiana que infesta e elimina vários insetos-praga, é comercializado em uma formulação pó molhável, pronto para ser pulverizado com a mesma facilidade dos demais defensivos.

Ao ser aplicado sobre uma área infestada, o fungo adere ao inseto e penetra em seu organismo, matando-o rapidamente. No manejo integrado de pragas é uma alternativa eficaz contra broca-do-café (Hypothenemushampei), causador de grandes danos por perfurar diretamente o fruto.

Tanto o inseto adulto como as larvas se alimentam do grão, causando quebra de safra e alteração do sabor da bebida. Os furos por eles produzidos também se transformam em portas de entrada para outros fungos e parasitas, levando ao apodrecimento do café.

Os resultados de campo demonstram alta eficiência do produto. O bioinseticida substitui pesticidas químicos à base de endossulfan de uso proibido no Brasil desde agosto de 2010 devido aos impactos ambientais.

A empresa

A Koppert é holandesa, estabelecida desde 1967, e no Brasil desde 2011. Líder mundial em controle biológico, já fez duas aquisições no Brasil. A primeira em 2012, a empresa ItaforteBioprodutos, de Itapetininga (SP), e a segunda em 2014, a empresa de distribuição de insumos biológicos Manejo Agrícola, de Uberlândia (MG).

O mercado de biológicos está em franca expansão, o que fez a Koppert triplicar o faturamento da antiga Itaforte, desde a compra. Neste ano a empresa projeta um faturamento de R$ 46 milhões no Brasil. O grupo Koppert fatura 140 milhões de Euros no mundo, por meio de 23 subsidiárias e da matriz na Holanda.

 

Essa matéria você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Presidente da ABID diz que ‘crescimento da irrigação deve ter como foco a eficiência’ na Fenicafé

Sílvio Carlos participou da abertura do 25ª Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada

Bioativadores aumentam a produtividade da batata

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma, doutora e PhD...

Brasil recebe a primeira certificação de cafeicultura regenerativa do mundo

Ao se falar em produção de café no Brasil devemos citar Minas Gerais. O estado mantém o título de maior ...

Uniparts rifa equipamento para ajudar Hospital do Câncer

O Hospital do Câncer, que completa 15 anos em 2015, sendo referência na região, que é mantido por meio de contribuições provenientes da comunidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!