26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosPrimeiro e único inseticida biológico é registrado para a Broca- do- café

Primeiro e único inseticida biológico é registrado para a Broca- do- café

 

Koppert - Crédito EpamigA Koppert do Brasil lança a primeira e única alternativa biológica para a cultura do café, o bioinseticidaBoveril composto do fungo Beauveriabassiana. Registrado desde 2005 no MAPA sob o nº 04902, recebeu no final de 2014 a extensão de uso para a Broca-do-café (Hypothenemushampei).

O insumo foi aprovado pelo IBD Certificações, maior certificadora da América Latina e está disponível no mercado.

Problema x solução

O fungo Beauveriabassiana que infesta e elimina vários insetos-praga, é comercializado em uma formulação pó molhável, pronto para ser pulverizado com a mesma facilidade dos demais defensivos.

Ao ser aplicado sobre uma área infestada, o fungo adere ao inseto e penetra em seu organismo, matando-o rapidamente. No manejo integrado de pragas é uma alternativa eficaz contra broca-do-café (Hypothenemushampei), causador de grandes danos por perfurar diretamente o fruto.

Tanto o inseto adulto como as larvas se alimentam do grão, causando quebra de safra e alteração do sabor da bebida. Os furos por eles produzidos também se transformam em portas de entrada para outros fungos e parasitas, levando ao apodrecimento do café.

Os resultados de campo demonstram alta eficiência do produto. O bioinseticida substitui pesticidas químicos à base de endossulfan de uso proibido no Brasil desde agosto de 2010 devido aos impactos ambientais.

A empresa

A Koppert é holandesa, estabelecida desde 1967, e no Brasil desde 2011. Líder mundial em controle biológico, já fez duas aquisições no Brasil. A primeira em 2012, a empresa ItaforteBioprodutos, de Itapetininga (SP), e a segunda em 2014, a empresa de distribuição de insumos biológicos Manejo Agrícola, de Uberlândia (MG).

O mercado de biológicos está em franca expansão, o que fez a Koppert triplicar o faturamento da antiga Itaforte, desde a compra. Neste ano a empresa projeta um faturamento de R$ 46 milhões no Brasil. O grupo Koppert fatura 140 milhões de Euros no mundo, por meio de 23 subsidiárias e da matriz na Holanda.

 

Essa matéria você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Webinar sobre controle biológico na cafeicultura

Em mais uma iniciativa para levar informação de qualidade ao produtor rural e demais interessados, a Koppert promove o webinar “Controle Biológico na Cafeicultura...

Amipa – Dia de campo promove a cotonicultura brasileira

No dia 04 de julho a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) promoverá um dia de campo em Santana de Patos (MG), destacando a cotonicultura...

Ciclo de Desenvolvimento Agrícola aborda tratamento biológico de solo

  Ação visita 12 regiões brasileiras para apresentar a importância do controle de patógenos com ferramentas naturais   Considerados grandes desafios para a agricultura nacional, os...

Bacillus thuringiensis no controle de brocas do tomate

  Andrés da Silva Engenheiro agrícola, M.Sc. e consultor em cultivo protegido andresdasilva@live.ca   Apesar da grande importância do tomate no Brasil, esta sofre prejuízos enormes devido às pragas,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!