23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Primeiro e único inseticida biológico é registrado para a Broca- do- café

Primeiro e único inseticida biológico é registrado para a Broca- do- café

 

Koppert - Crédito EpamigA Koppert do Brasil lança a primeira e única alternativa biológica para a cultura do café, o bioinseticidaBoveril composto do fungo Beauveriabassiana. Registrado desde 2005 no MAPA sob o nº 04902, recebeu no final de 2014 a extensão de uso para a Broca-do-café (Hypothenemushampei).

O insumo foi aprovado pelo IBD Certificações, maior certificadora da América Latina e está disponível no mercado.

Problema x solução

O fungo Beauveriabassiana que infesta e elimina vários insetos-praga, é comercializado em uma formulação pó molhável, pronto para ser pulverizado com a mesma facilidade dos demais defensivos.

Ao ser aplicado sobre uma área infestada, o fungo adere ao inseto e penetra em seu organismo, matando-o rapidamente. No manejo integrado de pragas é uma alternativa eficaz contra broca-do-café (Hypothenemushampei), causador de grandes danos por perfurar diretamente o fruto.

Tanto o inseto adulto como as larvas se alimentam do grão, causando quebra de safra e alteração do sabor da bebida. Os furos por eles produzidos também se transformam em portas de entrada para outros fungos e parasitas, levando ao apodrecimento do café.

Os resultados de campo demonstram alta eficiência do produto. O bioinseticida substitui pesticidas químicos à base de endossulfan de uso proibido no Brasil desde agosto de 2010 devido aos impactos ambientais.

A empresa

A Koppert é holandesa, estabelecida desde 1967, e no Brasil desde 2011. Líder mundial em controle biológico, já fez duas aquisições no Brasil. A primeira em 2012, a empresa ItaforteBioprodutos, de Itapetininga (SP), e a segunda em 2014, a empresa de distribuição de insumos biológicos Manejo Agrícola, de Uberlândia (MG).

O mercado de biológicos está em franca expansão, o que fez a Koppert triplicar o faturamento da antiga Itaforte, desde a compra. Neste ano a empresa projeta um faturamento de R$ 46 milhões no Brasil. O grupo Koppert fatura 140 milhões de Euros no mundo, por meio de 23 subsidiárias e da matriz na Holanda.

 

Essa matéria você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua.

 

Inicio Revistas Grãos Primeiro e único inseticida biológico é registrado para a Broca- do- café