27.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioEventosProcafé reúne mais de 2 mil pessoas em Dias de Campo

Procafé reúne mais de 2 mil pessoas em Dias de Campo

Fundação apresentou resultados de pesquisas, teve a presença de lideranças femininas e debateu temas importantes da cafeicultura

O evento “Dias de Campo”, realizado pela Fundação Procafé em Varginha (MG), reuniu mais de 2 mil pessoas, entre cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes da área. Foram dois dias de aprendizado com a apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pela Fundação.

Na quarta-feira, 31 de maio, a chuva não impediu que centenas de produtores rurais e convidados comparecessem para o primeiro “Dias de Campo”. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva. Ele ressaltou a importância do conhecimento e amparo da pesquisa para que os cafeicultores brasileiros tenham condições de tocar seus negócios com sucesso.

“Só o conhecimento nos torna capazes de produzir com mais qualidade e competir com o nosso produto no mercado internacional que vai se tornando cada vez mais exigente e acirrado. Precisamos estar cada vez mais preparados”, salientou.

Também durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Fiemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, prometeu que em breve vai acontecer a inauguração, em Varginha, do Centro de Excelência em Cafeicultura e aproveitou para adiantar o convite às autoridades presentes. “O Sistema Fiemg estará sempre alinhado ao café por entendê-lo como produto essencial para Minas e de modo ainda mais particular, para o sul de Minas”.

Já no segundo dia de evento, a abertura foi realizada por lideranças femininas e dois grupos, formados apenas por mulheres, saíram para percorrer as Estações de Demonstração. “Precisamos de mais dias bonitos assim, precisamos desta equidade sadia, desta cadeia de valores que começa a se formar com as mulheres aqui, representando tantas instituições. Mulheres parceiras do negócio café, com sua força, seu trabalho diário, seus cálculos e docilidade. É desta inclusão que estamos falando quando falamos de cafeicultura mais sustentável, abraçada e carregada por todas nós”, enfatizou Miriam Monteiro de Aguiar, presidente do IWCA Brasil, Aliança Internacional das Mulheres do Café.

Várias empresas parceiras estiveram presentes no evento com seus estandes. No primeiro dia, devido à chuva, as Estações de Demonstrações em Campo foram realizadas próximas à ala de expositores, facilitando a participação dos inscritos nas palestras e oficinas. Já no segundo dia, com tempo bom, os inscritos puderam percorrer todas as estações espalhadas pelas lavouras de café e observar os resultados das pesquisas in loco.

Novas variedades de cafeeiros (produtividade, vigor e resistência); impactos da desfolha na produtividade; distribuição dos nutrientes em profundidade, uso de drones em pulverização no controle da ferrugem do cafeeiro, “mãozinhas biônicas” usadas na colheita, técnicas de secagem e armazenamento dos grãos foram os temas apresentados nas oito estações do evento.

O “Dias de Campo” em Varginha foi o terceiro e último de uma série de encontros promovidos pela Fundação Procafé. O primeiro ocorreu no dia 22 de março em Boa Esperança (MG) e o segundo no dia 19 de abril em Franca (SP).

SOBRE A FUNDAÇÃO PROCAFÉ

Reconhecida por seus trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e difusão de tecnologias cafeeiras, a Fundação Procafé existe há 22 anos e é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse público, instituída por cooperativas agrícolas, cooperativas de crédito, sindicatos e associações. Sua principal finalidade é promover o desenvolvimento da cafeicultura nacional, mantendo-a na liderança mundial do setor cafeeiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Recomendação de plantio e aumento de produtividade

O uso de tecnologia e da ciência de dados na construção de conhecimento ...

Evento inédito na região deve apresentar as novidades da tecnologia a serviço da cafeicultura

Evento inédito na região deve apresentar as novidades da tecnologia a serviço da cafeicultura

Tecnologias para cafeicultura pautam evento

"1°Fortgreen Coffee More" vai levar, no próximo dia 8 de julho, informações estratégicas de especialistas do setor sobre café, mamão e pimenta do reino para mais de 200 produtores

Elo Soluções na AgroBrasília 2023

A ELO SOLUÇÕES AGRÍCOLAS, uma empresa especializada no pós-colheita, tem as melhores soluções para armazenagem de grãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!