21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasProdutividade e manejo da matocompetição no trigo

Produtividade e manejo da matocompetição no trigo

Avanços em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções potencializam o controle e garantem mais produtividade em campo.

Foto Ihara

Em trajetória contínua de crescente produtividade, a cultura do trigo tem na inovação sua principal aliada. Segundo dados da Embrapa Trigo, a média brasileira cresceu mais de 5 vezes nas últimas décadas, apoiada em pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas em todas as etapas, desde a seleção de sementes até a colheita.

A inovação também é grande responsável pelos ganhos na evolução do manejo da matocompetição, prática fundamental para garantir a produtividade, já que as plantas daninhas competem com as culturas por nutrientes, luz e água, além de abrigar pragas e doenças que podem prejudicar ainda mais a produção. “O investimento da indústria de insumos em pesquisa e desenvolvimento se reflete na chegada ao mercado, ano após ano, de herbicidas cada vez mais eficientes, modernos e seguros, que representam importante contribuição nesta trajetória de incremento em produtividade dos campos de trigo no Brasil”, explica o Gerente de Marketing Regional da IHARA, João Tomás.

Com forte tradição em desenvolvimento de tecnologias inovadoras no Brasil, a IHARA tem entre seus destaques o herbicida de alta eficiência YAMATO. “Ele é fruto de um grande trabalho de pesquisa, que resultou em uma formulação exclusiva e realmente revolucionária. O YAMATO tem indicação para o uso pré-emergente, eliminando as daninhas antes mesmo de virem à tona no campo, e se destaca pela eficiência às daninhas mais resistentes, pela alta seletividade e pelo longo residual. Isto é: controle eficaz, sem danos ao seu cultivo e com uma proteção muito mais duradoura”, conta Tomás.

Máximo potencial produtivo

Na triticultura, plantas daninhas como o azevém, o capim-amargoso, o picão-preto e o carrapicho-de-carneiro podem prejudicar o rendimento da lavoura em até 70%, se não forem controladas adequadamente. Além da redução em quantidade e qualidade dos grãos colhidos, essas invasoras podem aumentar os custos de colheita, transporte, secagem e beneficiamento do trigo. Entre as infestantes mais resistentes e problemáticas da cultura, por sua alta capacidade competitiva, o azevém pode, sozinho, diminuir a produtividade de uma lavoura de trigo em até 56%, segundo dados da Embrapa Trigo.

“O YAMATO apresenta eficiência superior contra amplo espectro de daninhas resistentes. E se destaca, sobretudo, no combate ao azevém, que é um alvo de difícil controle para grande parte dos produtos disponíveis no mercado”, comenta o especialista da IHARA.

Vale lembrar que YAMATO também é destaque em diversos outros cultivos, além do trigo. O produto possui também registro para batata, café, cana, milho, entre outras culturas, combatendo diversas espécies de plantas infestantes, como o capim-braquiária, capim-colchão, capim-amargoso e capim-colonião, para citar apenas algumas. “No trigo, ou em diversos outros cultivos, a tecnologia exclusiva do YAMATO garante um controle mais eficiente e prolongado de toda a matocompetição. O resultado é mais tranquilidade, produtividade e rentabilidade para o agricultor”, finaliza Tomás.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia permite aumento de produção com o mínimo impacto ambiental

Além de proporcionar benefícios para o cliente, o AgroCAD360 garante solução completa em projetos de trajetórias para veículos agrícolas autônomos.

Bioestimulante eleva produtividade da soja em mais de 10 sacas por hectare

Solução da Sipcam Nichino contém alta concentração de aminoácidos livres e micronutrientes na formulação, ingredientes que fomentam plantas mais resistentes e mais produtivas

Resultados positivos dentro do sistema de produção com trigo e soja

Não existe uma receita exata para se dar bem na agricultura, mas é fato que a introdução de novas tecnologias, o avanço das pesquisas, novas opções de manejo, a parceria entre as culturas de inverno e de verão e ainda a visão do produtor sobre todo o sistema da propriedade está impactando diretamente no aumento das produtividades. As culturas da soja e do trigo, por exemplo, andam juntas, especialmente porque o cereal é o mais plantado no Rio Grande do Sul e possui um alto valor agregado para os produtores gaúchos.

Cross Link – O diferencial na proteção de cultivos

São mais de 10 anos de participação da Cross Link na Hortitec. Para o gerente comercial José Gilberto Trigo, estar lá é fundamental para promover o posicionamento da Cross Link como empresa focada no segmento de HF e divulgar as novidades e lançamentos disponíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!