19.4 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasProdutor já deve planejar o custeio da safra 2023/24

Produtor já deve planejar o custeio da safra 2023/24

Divulgação

Planejamento é fundamental para qualquer atividade agrícola, principalmente para contornar as oscilações dos preços dos insumos no campo. Enquanto boa parte dos produtores estão concentrados no plantio da soja da temporada 2022/23, aqueles mais organizados já estão olhando lá na frente, programando a safra de 2023/24.

De acordo com o administrador Rui Almeida, diretor comercial da fintech agrícola Agropermuta, historicamente o produtor não fazia planejamento de seu negócio a longo prazo, se limitando apenas a programar a temporada seguinte.

Mas, diante das mudanças recentes do mercado mundial por conta principalmente da pandemia e também do conflito entre Rússia e Ucrânia, este cenário começou a mudar. “Nessas últimas safras, o produtor sentiu no bolso o impacto da escassez e o aumento dos preços dos insumos. Aqueles que não tinham um planejamento futuro, foram os mais prejudicados”, destacou Almeida.

A boa notícia é que já há formas do produtor se proteger e absorver esses impactos do mercado. Uma das formas é com soluções financeiras como o Fincap – Financiamento Capitalizado da Agropermuta. “Por meio de uma carta de crédito, o produtor além de travar os juros em suas negociações, poderá fazer a compra à vista no seu vendedor negociando condições ainda melhores e descontos. Além disso, não fica refém das instituições bancárias ou simplesmente não correrá o risco de não conseguir crédito para custeio”, disse o diretor.

Soluções

Divulgação

Entre as modalidades oferecidas pela Agropermuta, está opção de Custeio. Essa linha, que é focada nas despesas da operação agrícola, tem valores mais baixos e prazos mais curtos. O prazo de financiamento é de no máximo 12 meses, sempre vinculado à próxima safra. O limite de crédito inicialmente é de até R$ 250 mil.

Para obter a carta de crédito, o produtor rural passa pela análise financeira, de forma simples e descomplicada, e a aprovação do cadastro acontece em até 48 horas. Após a formalização (assinaturas), que são 100% digitais, a fintech cuida das partes de cartório e registro. O valor é depositado na conta da empresa que vende o produto, que deverá ser indicada pelo produtor rural ou pela AgroPermuta.

Para as revendas agrícolas, esse planejamento por parte dos produtores também é muito importante, pois já garante a eles uma previsibilidade de faturamento futuro. “Os distribuidores podem ter melhor controle das metas de suas equipes de vendas, a ferramenta é ideal para as empresas que querem fidelizar o seu cliente criando um vínculo duradouro”, finaliza o diretor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nova cultivar de soja é ideal para regiões frias

Autores Luís Paulo Benetti Mantoan - Doutor em Ciências Biológicas/Botânica - UNESP, Botucatu (SP) - luismantoan@gmail.com Carla Verônica Corrêa - Doutora em Engenharia Agronômica - UNESP,...

28º ENCAFÉ reúne indústria cafeeira no Rio de Janeiro

Evento terá palestras com Ricardo Amorim e Leandro Karnal. Começa hoje (23) e vai até o dia 27 de novembro.

Plano Safra 2022/23 precisa redefinir os recursos do crédito rural

Com atual patamar dos juros e spreads bancários, produtores terão dificuldades para contratar financiamentos no mercado financeiro.

Produtores apostam no cultivo de feijão para a alimentação escolar

Agricultores de Jequitibá vão fornecer 50 toneladas de feijão para o PNAE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!