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Produtores investem em tomates gourmet

Fonte: G1 – Nosso Campo, TV TEM


Os tomates cultivados por Bruno Dalle Luche são um pouco diferentes daqueles que encontramos na feira e nos mercados. As plantas estão bem carregadas e cada uma tem pelo menos oito quilos de tomate grape, que são bem menores que os tradicionais.

São mil plantas em uma área de 1.500 metros quadrados. Quando amadurecem, os tomates ficam marrons e é por causa disso que são chamados de tomates chocolate. A colheita dura cerca de oito meses.

Das 14 estufas do produtor, duas receberam sementes que vieram de Israel. Elas se adaptaram ao solo e ao clima do município. Os plásticos e a irrigação ajudaram a regular a temperatura.

O manejo dá mais trabalho que no sistema convencional. A retirada das folhas e o crescimento dos pés de tomate grape precisam ser acompanhados com frequência para garantir a qualidade do fruto. Bruno explica que os tomates são mais sensíveis e suscetíveis a doenças.

A embalagem com 180 gramas de tomate chocolate é vendida por R$ 3 para restaurantes da região, buffets e um distribuidor na capital paulista. O retorno é, em média, 30% a mais que o obtido com outras variedades.

O produtor Abedias Camargo de Oliveira está apostando no tomate tigre, uma outra variedade do grape gourmet. A colheita começa em julho, quando o tomate ainda apresenta um tom mais verde. Depois de alguns dias, ao ocupar as prateleiras de mercados de todo o Brasil, ele vai atingir a tonalidade ideal, que é a marrom. Uma outra diferença é que ele é mais resistente que os outros.

São dois mil pés, todos orgânicos. A expectativa é colher de cinco a seis quilos por planta nos próximos meses. Uma vantagem está no preço. Se o tomate salada é vendido pelo produtor a R$ 3,50, o tigre sai por R$ 4,50. Abedias está na segunda safra e animado com o investimento.

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