Alasse Oliveira da Silva
Técnico em Agronegócio e Graduando em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
alasse.oliveira77@gmail.com
Liliane Marques de Sousa
Graduanda em Agronomia – UFRA
liliane.engenheira007@gmail.com
Bianca Cavalcante da Silva
Doutoranda em Agronomia/Produção Vegetal, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
bianca.cavalcante@unesp.br
A melancia (Citrullus lanatus L.) é uma fruta (hortaliça-fruto) expressiva no Brasil, sendo nosso país destaque no agronegócio. Além disso, é considerada a terceira fruta mais produzida em território nacional (IBGE, 2019). Na alimentação humana, é apreciada por apresentar fitonutrientes como o licopeno, carotenoides e vitaminas, minerais e fibras (Costa, 2017).
Para que o agricultor consiga ter excelentes resultados na produção de melancia, torna-se fundamental a utilização de técnicas de manejo, como exemplo, o uso de protetor solar, que tem a função de preservar o fruto do sol incidente durante seu desenvolvimento.
Quando as melancias são expostas às altas radiações solares, ocorre o dano direto na casca. A utilização do protetor solar não afeta o sabor do produto e garante qualidade, além disso, favorece a proteção dos raios solares, reduzindo a temperatura interna dos frutos (Vieira et al., 2019).
Benefícios do protetor solar
O mercado consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade do produto e se esse atributo não é proporcionado, afeta diretamente os preços dos produtos, os quais despencam quando perdem a aparência exigida para serem comercializados in natura.
Com isso, observa-se valorização na estética do alimento que vai para a mesa do consumidor (Vieira et al., 2020). Portanto, um manejo adequado é a utilização dos protetores solares por agricultores em cultivos de melancias com a finalidade de reduzir as queimaduras dos frutos.
Além do mais, torna-se possível expandir a produção de melancia na região norte do Brasil, local onde as temperaturas são mais elevadas e os agricultores relatam perdas de lucratividade em função da queimadura dos frutos.
Produtividade
Com a utilização correta dos protetores solares em campo, tem-se obtido êxito em produtividade, uma vez que eles diminuem a incidência de queima, eficiência na textura e brilho da casca das frutas. Com isso, conforme ocorre eficiência na proteção dos frutos, existe um efeito direto na diminuição dos prejuízos de comercialização.
Manejo
[rml_read_more]
Para contornar os problemas diretos e indiretos ocasionados pelo sol, são utilizadas soluções como o uso de protetores solares comerciais, palhada na área de cultivo e o uso de papel com cola, que tem a finalidade de proteger as melancias.
Manejo com protetores solares comerciais
O uso desses protetores visa, basicamente, formar uma película, que tem a função de refletir uma parte da radiação solar, bloqueando os raios UV (Ultravioletas). No entanto, permite que ocorra a passagem de uma quantidade necessária de luz para que o processo fotossintético seja estabelecido (Wood, 2016).
No Brasil, em regiões produtoras de HF’s, esses produtos são amplamente difundidos pelos horticultores. Uma vez que a queimadura nas frutas é um fator limitante na produção, os protetores solares garantem qualidade e não alteram o sabor do produto, exigência esta do mercado consumidor.
Sem receita pronta
Quanto à recomendação de uso desses produtos, dependerá da região e da incidência do sol. Conforme a orientação técnica, a quantidade proporcional do produto pode ser alterada para a cultura da melancia em função do conhecimento das condições climáticas locais.
Desta forma, indicamos que agricultor procure um agrônomo de sua região para recomendações específicas.
Manejo com palhada
A utilização da palhada na agricultura proporciona benefícios diretos ao solo, principalmente ao evitar a erosão (Landers, 1997). A cobertura com palhada também evita a proliferação de plantas daninhas, ajuda a manter a água no solo e na adição de matéria orgânica.
Outra forma de utilização é pelo manejo da palhada cobrindo os frutos de melancia, impedindo o contato direto com a radiação solar. Recomenda-se o uso no final do ciclo da cultura. Além disso, esse material também ajuda no momento do transporte das melancias para os centros de comercialização, evitando os danos físicos e o contato com sol.
Manejo com papel e cola
A utilização do papel é uma solução viável contra a queimadura da melancia encontrada por muitos produtores do Brasil. Essa técnica consiste em pincelar o fruto com a cola e adicionar o papel de forma que o sol não gere danos. Esse processo é realizado em cada fruto.
Erros mais frequentes são cometidos quando se utilizam papeis com coloração que acabam manchando os frutos, especialmente em épocas chuvosas. Portanto, recomenda-se a utilização de papel sem cor (bobina e papel pardo), que favorecem a qualidade do produto.
Quanto à utilização da cola, as mais comuns são à base de resina PVA (tenaz) e cola branca PVA. O uso de colas favorece a retira do material no momento da colheita e evita a queimadura das melancias.